Prefiro ambos, integrados, mas se eu tivesse que optar por apenas uma alternativa, ficaria com as luzes de alerta (chamadas também de luzes espia).
Os puristas devem estar me execrando, portanto, vou explicar minha opção. Os medidores são ótimos, permitem que o motorista acompanhe cada parâmetro de forma progressiva e permanente, mas, como na maioria dos casos só olhamos para o velocímetro e conta-giros, os demais instrumentos ficam lá “esquecidos”.
Se, em caso de não conformidade, uma luz se acende no painel, rapidamente olhamos para ele e vamos procurar saber o que está havendo, ainda que esta informação seja mais “pobre”.
Por esta razão prefiro a presença dos dois, medidor e luz espia (vale para termômetro de óleo, termômetro de água, amperímetro, voltímetro, pressão de óleo, pressão do turbo, etc).
Tenho que confessar, já precisei retificar o cabeçote de um motor por continuar rodando com o carro, mesmo estando a temperatura da água muito acima do normal. Neste carro não havia luz espia no painel (só termômetro) e os vidros estavam fechados (o cheiro não entrou na cabine).
2 comentários:
Retifiquei o cabeçote do meu Fiesta depois de um superaquecimento.
O medidor de temperatura está em uma telinha de LCD com um indicador minúsculo que é difícil de ver.
Se houvesse uma luz de alerta a história teria sido outra.
E a maioria dessas "Luzes" só avisam quando não há mais o que se fazer.Não deveriam sinalizar "antes" de acontecer o pior ?
No caso da luz espia de "superaquecimento" que surgiram nos primeiros populares dos anos 90, ganharam o apelido de " Proprietário,Vc se F*&$%eu !!!
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