Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


domingo, 24 de março de 2013

Estacionando sozinho...

Meu amigo Franklin, que gostou do sistema que equipa o VW Tiguan, já comentado aqui neste BLOG, me mandou esta novidade da Audi, que inova em cima e lança um sistema que prescinde do motorista estar no carro. 

O sedã Audi que aparece no vídeo vai

sexta-feira, 22 de março de 2013

Esportivo até R$ 80 mil.

Em 5/Jun/2012 publiquei uma polêmica opinião sobre esportivos até R$ 80 mil (http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/06/citroen-ds3-e-melhor-que-o-mini-cooper.html). Os Mini maníacos reclamaram...os que já conheceram o DS3 concordaram.

Agora, um leitor resolveu colocar pimenta no assunto e perguntou: e o Fusca?

Respondo rápido: Esta é a minha escolha entre os três! Sem dúvida. 

Reafirmo que, cada um

quarta-feira, 20 de março de 2013

A volta da Karmann Ghia!

A fabricante que ficou conhecida pela produção de modelos esportivos na década de 1960 pode voltar a produzir automóveis e lançar uma versão atual do famoso Volkswagen Karmann Ghia.

A notícia foi publicada pela revista Isto É Dinheiro, e pode ser lida na íntegra em http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/114677_A+VOLTA+DA+KARMANN+GHIA.

Para quem não sabe, a

segunda-feira, 18 de março de 2013

Lendas da mecânica automotiva...

Um amigo e leitos assíduo me mandou este link e me perguntou o que eu achava dos 12 mitos.

Achei mais interessante publicar aqui, já que concordo com a maioria dos pontos, para então responder às dúvidas específicas que os leitores venham ter.

Vale a pena dar uma olhada.

http://www.terra.com.br/economia/infograficos/12-lendas-mecanica-automativa/

domingo, 17 de março de 2013

Pneus de medidas nominais iguais podem ser diferentes?

Este assunto já foi tratado aqui no BLOG, mas as perguntas são recorrentes: pneus de medidas nominais iguais podem ser diferentes?

A resposta é sim. Não deveriam ser, mas são.

Pneus de fabricantes diferentes e com medidas nominais iguais (por exemplo: 195.60.15) colocados lado a lado, mostram claramente que são diferentes.

Já vivenciei a experiência, quando troquei os pneus do meu Accord, tinha dois Firestones na frente e queria voltar aos Michelim que equipavam o carro originalmente, quando foram desmontados, fiquei impressionado com a diferença de tamanho (que não podia ser atribuida ao desgaste).

Esta é uma das razões para que sempre se troquem os pneus aos pares, sempre da mesma medida e mesma marca.

domingo, 10 de março de 2013

Ônibus elétrico "wireless" roda na Alemanha.

Meu amigo Alexandre me mandou o interessante link para uma notícia que fala sobre o ônibus elétrico "wireless" que já roda numa linha comercial, em testes de campo, na Alemanha.

O teste ocorre na cidade de Mannheim e estão sendo usados dois ônibus elétricos, bem diferentes daqueles que tivemos no Rio e em São Paulo (com cabos elétricos suspensos, conectados por "chifres" e sem baterias para os motores de tração) e também diferentes daqueles mais modernos, que carregam as bateriais via cabos elétricos ligados às tomadas.

Neste novo projeto, as baterias podem ser carregadas durante a noite, por cabos ligados às tomadas, a via convencional, ou (aí está a diferença) por indução magnética, esta feita através de placas instaladas no chão, no caminho do ônibus, em pontos em que ele vai obrigatoriamente parar, para embarque e desembarque de passageiros. Durante estes períodos, placas de indução são ativadas e enviam carga para as bateriais.

A tecnologia não é nova, já existem dispositivos comerciais deste tipo para carregar celulares (alguns carros vendidos no Brasil já contam com esta facilidade, é só colocar o celular sobre a placa, sem ligar nenhum cabo, e a bateria estará sendo carregada).



O projeto, da canadense Bombardier, foi batizado de PRIMOVE. Se for sucesso, vai viabilizar ônibus elétricos com menores baterias, já que poderão ser parcialmente recarregadas durante o dia, diminuindo o peso e consumo de energia, consequentemente aumentando a capacidade de transportar passageiros. Outras cidades já contam com outros projetos similares, o que mostra que a rota tecnológica é promissora.

Para quem preferir ler o texto completo (em inglês) acesse http://www.wired.com/autopia/2013/03/wireless-charging-bus-germany/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+wiredautopia+%28Wired%3A+Blog+-+Autopia%29

sexta-feira, 8 de março de 2013

Hoje é o Dia Internacional da Mulher.

Parabéns a todas as leitoras deste BLOG no Dia Internacional da Mulher! 

Para surpresa de muitos barbados, que associam o mundo dos carros aos homens, dou o recado com números, elas são a maioria por aqui, com mais de 58% das visitas ao BLOG!

Agradeço a todas pela assiduidade ao BLOG e pelo interesse no tema.

Procurei algo interessante para postar hoje, relacionado às mulheres e aos carros. Achei, mas era politicamente incorreto para o dia de hoje. 

Como os que me conhecem pessoalmente sabem que eu perco os amigos, mas não perco as piadas, vou postar um anúncio da revenda de carros usados da marca Aston Martin, que une a visão masculina sobre carros e mulheres.

Em tradução livre: "Você sabe que não é o primeiro, mas você se importa?"

quinta-feira, 7 de março de 2013

Táxis elétricos passam a circular no Rio com início de programa que visa emissão zero.

Este texto é baseado num press-release da Petrobras.

"Em parceria com a Prefeitura, Nissan e Petrobras Distribuidora levarão às ruas da capital fluminense 15 unidades do Nissan Leaf, primeiro veículo 100% elétrico comercializado em larga escala.

A partir deste mês, a cidade do Rio de Janeiro entra na era da mobilidade com emissão zero com o início do programa de táxi elétrico, parceria entre a Prefeitura do Rio, Nissan e Petrobras Distribuidora. Na primeira fase, duas unidades do Nissan Leaf, veículo 100% elétrico que não emite poluente e nem faz barulho, rodarão na capital fluminense. Até o fim do ano, outros 13 veículos serão adicionados à frota.

 
Os dois primeiros táxis elétricos começarão a circular pela cidade no mês de março, a partir do aeroporto Santos Dumont, e poderão ser recarregados em dois postos Petrobras, na Lagoa Rodrigo de Freitas e na Barra da Tijuca. A Nissan foi a única empresa a apresentar proposta na chamada pública realizada pela Prefeitura do Rio durante o mês de janeiro para selecionar veículos elétricos que pudessem atuar no serviço de táxis na cidade. A entrega das duas unidades do Leaf ao prefeito Eduardo Paes foi realizada em cerimônia que marcou ainda a inauguração da nova sede da Nissan no Brasil, no edifício Porto Brasilis, no Centro.

Para realizar a recarga rápida das baterias, os táxis elétricos contarão com dois postos Petrobras: o Posto do Futuro, na Barra da Tijuca, e o Posto Escola da Lagoa, na Lagoa Rodrigo de Freitas, onde a operação é concluída em até 30 minutos. A recarga dos táxis elétricos em postos Petrobras é desdobramento do memorando firmado em 2012 entre a BR e a Nissan para estudar a expansão da infraestrutura de recarga de veículos elétricos no Brasil.

O Nissan Leaf utilizado como táxi elétrico foi projetado para atender às necessidades da mobilidade urbana moderna, oferecendo espaço, conforto e potência como os veículos à combustão. Lançado comercialmente nos Estados Unidos e no Japão em dezembro de 2010, e na Europa no ano seguinte, o modelo já tem mais de 50 mil unidades vendidas em todo o mundo e autonomia de 160 km. O módulo de 48 baterias de íon-lítio pode ser recarregado em carregadores caseiros em até oito horas, ou em apenas 30 minutos com os ‘Quick Chargers’ (carregadores rápidos), que serão instalados em postos da Petrobras.

Com esta iniciativa, a Prefeitura do Rio firma o compromisso de incentivar o uso de tecnologias limpas e de baixa emissão de carbono para atingir a meta de reduzir a emissão de gases do efeito estufa em 16% até 2016, comparando com as emissões de 2005. “Com os grandes eventos que o Rio vai sediar, poderemos dar maior visibilidade aos veículos movidos a energia limpa para que se inicie uma modificação nos modelos de produção e consumo, com o objetivo de termos padrões sustentáveis”, disse o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório.

A Nissan, como pioneira da indústria automobilística na produção em massa de veículos emissão zero, apoia integralmente a iniciativa da cidade do Rio de Janeiro. “Estamos na vanguarda mundial da tecnologia de veículos elétricos. Esse projeto na cidade do Rio de Janeiro, que acolheu a nova sede da Nissan no país no início deste ano, reafirma nossa missão mundial de promover uma vida mais amigável com a natureza e com o planeta sem comprometer o conforto da mobilidade urbana. Com mais este passo, reforçamos também nosso compromisso com desenvolvimento do Brasil, oferecendo um veículo com inovação e qualidade japonesa de emissão zero de poluentes”, afirma François Dossa, presidente da Nissan do Brasil."

quarta-feira, 6 de março de 2013

Óleo do CVT do Nissan Sentra

 Foto: Marc Lachapelle - Câmbio CVT (continuously variable transmission)



O Marcelo, que tem um Nissan Sentra 2.0, com câmbio CVT, me escreveu:


"...poderia me ajudar a saber a hora da troca e quantos litros?..."

Respondo:

Não consegui a informação aqui no Brasil, mas este carro, que é fabricado no México e exportado para o Brasil e para os EUA, tem vários fóruns de proprietários por lá, que contam com apoio da própria Nissan.

Neles consegui as seguintes informações:
  • a inspeção do nível de flúido deve ser feita a cada 20 mil km ou anualmente, o que ocorrer primeiro,
  • a troca do flúido deve ser feita a cada dois anos, ou 75 mil km, o que ocorrer primeiro,
  • se o carro reboca cargas com frequência, o flúido deve ser substituído a cada 30 mil km,
  • o flúido é específico para câmbios CVT, não use óleo de transmissão manual ou de câmbio automático convencional,
  • o volume de flúido é de aproximadamente 6,5 litros.

terça-feira, 5 de março de 2013

"Economizador" de combustível...


Até hoje o POST é um dos mais lidos, sinal que a propagando do "economizador" tem tido sucesso, mas felizmente, como a leitora Cris, os interessados estão buscando informações aqui no CARRO SEM DÚVIDA.

A leitora Cris escreveu: "Obrigado..... Parece besteira, mas estas respostas são realmente importantes para os "leigos" no assunto... Obrigado por ajudar...".  

A Cris fez a coisa certa, antes de gastar dinheiro com um produto que faz promessas mirabolantes, procurou se informar e evitou de gastar dinheiro à toa.

MAR - Carro Sem Dúvida também é cultura!

Este POST foge à temática do BLOG, mas não posso deixar de comentar. 
Hoje abre para o público o recém inaugurado MAR, Museu de Arte do Rio.


Na degradada região portuária do Rio, já em franca fase de revitalização, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Fundação Roberto Marinho (não simpatizo com nenhuma das duas...) uniram dois prédios abandonados da Praça Mauá, um antigo hospital e um prédio da área portuária. O projeto arquitetônico brilhante deu nova vida aos prédios, que passam a abrigar a Escola do Olhar (para treinamento de professores e alunos da rede pública) e o MAR em si, com acervo próprio e exposições temporárias.


Tive o privilégio de visita-lo nesta sábado, antes da abertura ao público em geral. Para quem vier ao Rio, recomendo a visita. Para quem é do Rio, orgulhe-se de ter na sua cidade um museu de padrão internacional, em filosofia de funcionamento, organização, acervo e infraestrutura.

Dito isto, de volta aos carros!

segunda-feira, 4 de março de 2013

Dauphine com motor VW-AP

O Ricardo, preocupado com os atrasos do programa espacial brasileiro, resolver fazer seu próprio "foguete" e me escreveu:

"...tenho um Dauphine 61 no qual quero adaptar um motor AP Vokswagem, qual a caixa de marcha que poderia ser compatível? A da Kombi a diesel está difícil de encontrar por conta dos triciclos, o que fazer?"

Ricardo, a melhor opção é investir um pouco mais de tempo procurando uma caixa da Kombi diesel, pois com ela você não faria adaptações. Uma opção que não também deve ser fácil encontrar é a caixa da nova Kombi 1.4 a gasolina, mas é possível que você tenha que adaptar alguma coisa no flange (não sei se a furação acompanha o padrão anterior dos APs, acho que sim).

Se estas duas alternativas forem inviáveis, a caixa de qualquer AP pode ser usada, mas aí requerendo adaptações internas para inverter o movimento. Trabalho caro e de resultados incertos. Eu não optaria por esta.

Quando o "foguete" ficar pronto, me mostra! Vale lembrar que na década de 60 eles dominaram as pistas de corrida brasileiras...

Para quem não sabe o que é um Dauphine...esta é a capa da Quatro Rodas número 15.