sexta-feira, 21 de junho de 2013

Mais um Palio 1.0 fumando...

Em Abril publiquei uma dúvida do Jonas (http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/04/palio-10-16v-fire-fumando.html). O leitor J.W. está enfrentando o mesmo problema, ele escreveu:

"estou com o mesmo problema do Jonas, o carro em si é o mesmo modelo e ano, Palio 1.0 16v ano 2001, o caso foi que mandei aplainar o cabeçote e trocar junta, e agora tá queimando óleo (fumaça branca), notei que o nivel do óleo baixo..."

J.W. o serviço que você fez resolveu apenas uma parte do desgaste natural para um carro desta idade, mas não chegou ao ponto chave da questão da queima de óleo. Com o desgaste, os anéis passam a não "raspar" o óleo das camisas dos cilindros e ele acaba "sobrando" para dentro da câmara de combustão e queimando junto com a gasolina.

Para resolver o problema da queima de óleo, você vai ter que reabrir o motor, trocar anéis e retificar os cilindros. Aproveite para verificar os mancais (fixos e móveis) que nesta altura devem estar com folgas acima das toleráveis. A despesa não será pequena. Neste meio tempo, verifique o nível de óleo a cada 100 km rodados e vá completando na medida do necessário (não passe do limite máximo indicado na vareta).

Boa sorte.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Reavaliação do Suzuki Grand Vitara 2011, 2.0, 4x2 (ele não é mais o mesmo...)

Já fiz algumas postagens sobre este meu carro, que agora chega aos 30.000 km rodados.

Vejam as postagens anteriores, colocando a palavra SUZUKI no campo da ferramenta de busca no alto e à esquerda da página inicial deste BLOG. A primeira reavaliação (aos 12.500 km) está neste endereço http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/04/reavaliacao-do-suzuki-gran-vitara-20.html .

Ao passar dos 30 mil quilômetros o Grand Vitara continua com suas

domingo, 2 de junho de 2013

Trocando o C4 Pallas por um carro novo.

Meu amigo Marcelo tem um C4 Pallas 2.0 com mais de dois anos de uso.

A família vai aumentar, o C4 ainda está na garantia de fábrica (3 anos) e vai ser substituído por um modelo novo em 2014. Hora certa de trocar!

Os critérios são: não gastar muito mais que R$ 70 mil, ter um bom porta-malas e ser bem confiável, afinal, haverá sempre um bebê a bordo!

Dois destaques nestes critérios dentro dos