quarta-feira, 6 de junho de 2012

Caixa de dupla embreagem.

Muito tem se falado das caixas de dupla embreagem (CDE), que já desembarcaram no Brasil em carros esportivos de alto preço.

O sistema é interessante pois permite trocas de marchas mais rápidas que as caixas convencionais. Para entender como funcionam, devemos pensar na CDE como sendo uma caixa de marchas dupla, funcionando em conjunto. Um trem (ou carretel) de engrenagens para as marchas ímpares (com sua respectiva embreagem) e outro trem de engrenagens para as marchas pares (com sua respectiva embreagem).

O sistema automatizado permite que, escolhida uma marcha, a próxima seja previamente engatada, aguardando apenas o comando do motorista (ou do computador) para fazer a troca. Esta estratégia economiza o tempo de engate da marcha, o que cria o seu apelo esportivo.

No diagrama abaixo, de uma caixa de seis marchas, podemos identificar os componentes principais, com destaque para os eixos concêntricos dos dois trens de engrenagens.


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