sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Como funciona a alavanca Selectration® que equipa os antigos utilitários da fábrica Gurgel?


A alavanca Selectration® foi uma idéia simples e bem sucedida que a Gurgel implementou em seus utilitários 4x2 e que tinham a pretensão de serem carros “fora de estrada”.

A alavanca de freio de mão, que na maioria dos carros atua nos dois freios traseiros, ganhou duas alavancas laterais independentes, uma atuava só no freio esquerdo e outra, só no direito.

Com este dispositivo simples era possível transformar o diferencial da VW que a Gurgel adotava, num diferencial blocante, pois os freios de cada roda, atuados de forma independente, faziam o papel do bloqueio do diferencial, evitando que uma roda sem aderência “sugasse” toda a rotação da caixa.

Exemplificando, se a roda direita caia num lamaçal e patinava, impedindo que o Gurgel avançasse, o motorista acionava a alavanca da direita e o freio travava esta roda e o diferencial jogava torque para a roda esquerda, movimentando o carro.

Existem fabricantes que ainda hoje fabricam sistemas baseados na Selectration®, que podem ser adaptados em Fuscas, Brasílias, Variants, buggies, Kombis e noutros carros que tenham tração traseira, é só procurar a Internet.

A foto é um exemplo.



Um comentário:

  1. Onde eu acho pra comprar? Tenho um Gurgel Xavante e nao vem equipado com o sistema.

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