domingo, 19 de fevereiro de 2012

Qual a função da CORREIA DENTADA e sua diferença para o EIXO CARDÃ?


Nas aplicações veiculares normais estes dois componentes têm aplicações completamente distintas.

Corriqueiramente as correias dentadas são usadas para transmitir movimento e sincronizar os eixos de manivelas e os de comando de válvulas nos motores. Elas concorrem em função com as correntes (ainda aplicadas em alguns motores por conta de sua confiabilidade).


Já os eixos do tipo cardã, na sua aplicação mais comum, são usados para transmitir movimento entre a caixa de marchas e o diferencial nos veículos de motorização dianteira e tração traseira. Eles são necessários por conta de que neste layout, o conjunto eixo/diferencial está bastante afastado e desalinhado com o conjunto motor/caixa.


Eles podem ser facilmente identificados na parte inferior dos caminhões que rodam em nossas ruas e estradas.

Uma aplicação onde correias dentadas e eixos cardãs concorrem na mesma função é no sistema de transmissão de motocicletas, nestes casos, correias dentadas, correntes (as mais comuns) e eixos cardãs fazem o mesmo papel, o de transmitir o movimento da caixa de marchas para a roda traseira. A opção de qual usar é do fabricante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário