Considerações iniciais – Dirigi este carro várias vezes, em ruas e estradas do Rio de Janeiro, ele era do meu pai desde 0 km e está até hoje com a minha mãe, depois que ele morreu.
Na direção – A versão de entrada do Marea brasileiro é um carro ao gosto europeu. É potente, com direção direta e muito estável. Foi um banho de tecnologia e projeto nos concorrentes quando foi lançado. A direção é leve e direta, transmite poucas irregularidades do solo, a sensação é muita segurança, o Marea não balança nas curvas, reage bem ao volante, permitindo manobras rápidas. A posição de dirigir é boa. O rodar é não chega a ser duro, mas é menos macio e silencioso que seus concorrentes. Ë um carro feito para um condução esportiva, para quem gosta de dirigir.
Do motor e câmbio – o cinco cilindros, de 2.0 litros , amansado pela FIAT (são 127 HP) para reduzir o imposto no critério da época, é brilhante, não é econômico, mas presenteia o motorista com performance de gente grande. O o câmbio mecânico de cinco marchas ajuda e deixa uma sensação agradável ao dirigir. Para quem gosta ainda de mais pimenta, troque o chip para o das versões superiores, a potencia sobe para 143 HP (tudo original de fábrica).
Da suspensão e do chassis – A suspensão é firme, sem ser desconfortável, coerente com a proposta do carro. Mesmo com mais de 60.000 km não apareceram ruídos na suspensão. O conjunto chassis x suspensão confere ótima rigidez ao conjunto.
Do acabamento e conforto – o acabamento é bem cuidado, mas sem luxo, com materiais de boa qualidade, mas não há o bonito som integrado ao desenho do painel das versões superiores. O nível de ruído é baixo e a vida a bordo é fácil, com portas grandes e de acesso fácil. A sensação é de robustez. O desenho do painel foge do lugar comum. Há algumas firulas eletro-eletrônicas, como regulagem de altura do farol, ar condicionado automático e com saída para o banco traseiro, termômetro externo, etc.
Pontos fortes – Motor brilhante. Suspensão moderna e eficiente (ainda deixa muitos carros de hoje envergonhados). Bom acabamento. Porta-malas grande e de acesso fácil. Conjunto mecânico robusto e confiável. Oferece muito prazer a quem gosta de dirigir.
Pontos fracos – Alto preço da manutenção. Mexer no motor é "pesadelo de encanador" (frase de um repórter automotivo). Grande desvalorização desde os primeiros anos de lançamento (hoje é um carro “cult”).
Preciso com URGÊNCIA a foto do SENSOR MAP do marea 2.4 20v. Se puder mandar a foto da fiação que liga no sensor fico agradecido !!
ResponderExcluirAbraços