quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mais sobre as trocas de marchas...


O assunto “troca de marchas” (http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/06/quando-trocar-as-marchas.html) causou polêmica. Vários leitores reclamaram que seus carros não tem conta-giros e outros que seus carros tem motores onde a rotação de torque máximo está na faixa de 4.000 rpm.


Respondo a cada grupo em separado:


  • Nos carros que não tem conta-giros e você não pretende fazer a conta da rotação de torque Maximo em cada marcha, use a sua sensibilidade e troque as marchas num ponto onde a marcha seguinte entre com o motor “cheio”, ou seja, sem apresentar aquela região “esponjosa”, onde ele parece que está estrangulado.

  • Já naqueles que tem conta-giros e a rotação de torque máximo é alta, claro que não devemos sempre “esticar as marchas” até acima de 5.000 rpm, pois acarretaria desgaste prematuro do motor, mas vale a recomendação acima, use a sensibilidade e ache o ponto onde a troca encontre o motor numa rotação que o permita “respirar”, o que refletirá em boa capacidade de aceleração.  

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