Um leitor que pediu para não ser identificado está preocupado, a mulher dele dirige um carro 1.6, com 16 válvulas e, segundo ele, troca as marchas do carro muito cedo.
Ele argumenta com ela que deveria “esticar” mais as marchas, mas ela alega que está economizando combustível e o motor.
Ele está certo e ela está duplamente errada. Ao trocar as marchas muito cedo, ela força o motor e consome mais combustível. Espero que ele tenha a coragem de mostrar este post para ela.
Como regra geral (mas não absoluta) o ideal é “esticar” as marchas até uma rotação que permita que, ao trocar a marcha, o motor reinicie a rodar próximo da rotação de torque máximo.
Como exemplo, vamos tomar um motor que tenha seu torque máximo apresentado em 2.500 rpm. Se você estiver em terceira e vai passar para a quarta marcha, deve esticar a terceira até 3.500 rpm, quando a quarta “entrar”, o giro do motor vai estar perto de 2.500 rpm e aí você estará economizando combustível e o próprio motor.
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