sábado, 25 de agosto de 2012

Lentes de faróis opacos, como reparar?


Há vários anos os vidros dos faróis foram substituídos por material polimérico (ou plástico), na maioria dos casos o policarbonato. Este material que tem transparência maior que o vidro, é muito resistente, mas, ao longo dos anos e por ação das intempéries e do calor gerado pela lâmpada do farol, acaba perdendo sua transparência, o que compromete a capacidade de iluminação e, portanto, a segurança.

A causa da perda de transparência está numa combinação de fatores, incidência de raios
ultra-violeta, umidade e calor. Os plásticos não gostam de nenhum deles. Com o passar dos anos, as pequenas contribuições de cada um acabam por afetar a superfície, principalmente a externa, reduzindo a transparência.

Para resolver o problema, a solução é o polimento da lente, que deve ser feito com todo o cuidado, de preferência com os produtos específicos que são vendidos no mercado. Alguns polidores profissionais usam pastas de polir pouco abrasivas e conseguem resultados perfeitos, mas para um amador, é melhor procurar os produtos específicos e seguir o procedimento da embalagem à risca!

Procure na Internet pelas palavras chave LENTES FARÓIS POLIMENTO RECUPERAÇÃO e você vai achar as opções disponíveis no mercado.

Lembre que o farol opaco reduz a segurança de dirigir à noite e pode ser alvo dos fiscais da vistoria anual. Ter que trocar um farol inteiro às pressas certamente sairá bem mais caro.

Prevenir a opacidade dos faróis não é tarefa fácil, a menos que você não use o carro...Estradas de terra, uso em regiões com muita maresia e alta exposição à luz solar, certamente vão acelerar o processo. O uso de filmes nas lentes é uma medida mitigadora, que retarda o processo, mas não o evita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário