O Ângelo me perguntou qual a diferença entre a tração 4x4 e a 4x2.
Respondi a ele que são muitas as diferenças. As mais flagrantes descrevo a seguir.
Num carro 4x2 o torque do motor é transmitido para apenas um eixo, seja dianteiro (caso do VW Gol, do Chevrolet Celta, do Honda Civic, etc) ou traseiro (caso do Chevrolet Opala, do Ford Ranger e do Suzuki Gran Vitara 4x2).
Já nos carros 4x4, o torque do motor é transmitido para os dois eixos, dianteiro e traseiro, ao mesmo tempo. Neste caso há duas vertentes, a tração 4x4 permanente (caso do Land Rover Defender, do Subaru Impreza e do Suzuki Grand Vitara 4x4) e a tração 4x4 eletiva, ou seja, é o motorista que vai decidir se vai andar 4x2 ou 4x4 (caso do Jeep CJ5 que foi fabricado no Brasil e do Pajeto TR4).
No caso da tração 4x4 permanente, a distribuição de torque entre os dois eixos, dianteiro e traseiro, é feita por um diferencial central. Já no caso da tração 4x4 eletiva, uma caixa de transferência central faz a transmissão igual do torque para os eixos dianteiro e traseiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário