quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Performance do sistema de arrefecimento do motor.

A avaliação da performance do sistema de arrefecimento dos motores é feito pelos fabricantes e entidades certificadoras por intermédio de um teste chamado de ATB ("air to boil").

Neste teste, o veículo em condições normais de uso, é colocado em baixa velocidade (primeira marcha) e com uma grande carga rebocada (normalmente um veículo maior, carregado, engrenado e eventualmente acionando os freios).

Nestas condições limite, são medidas as temperaturas do ar, da água e do óleo. O sistema de arrefecimento, nestas condições extremamente adversas e por um tempo determinado, deve manter a temperatura da água abaixo da especificação máxima (diferencial acima da temperatura ambiente durante o teste e abaixo da temperatura de ebulição para a pressão de operação do sistema).

Superar este teste é o que garante que o motor não será danificado caso o carro fique por longos períodos parado num engarrafamento, ou suba uma serra, num dia escaldante, seguindo um lento caminhão.

O teste é feito em pista, mas pode ser simulado em túnel de vento, dotado de dinamômetro de rolo.

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