Há tempos estou devendo uma explicação sobre offset. Agora, que estou escolhendo rodas para o Opala que estou restaurando, me lembrei do assunto e resolvi esclarecer.
Offset é uma medida que determina a posição da roda com relação ao cubo (ou flange) onde a roda é aparafusada.
O offset pode ser neutro, positivo ou negativo. O offset faz
parte do dimensionamento da suspensão e da geometria da direção de um carro. Para um mesmo carro, ao escolher uma roda, é importante procurar obedecer às especificações do offset original. A alteração desta grandeza, além de tirar as características originais do projeto (podendo levar à sobrecarga), também pode levar a que o pneu raspe no pára-lamas.
Vale observar o desenho esquemático abaixo, para facilitar o entendimento.
No offset negativo, a face interna do pneu está mais perto da parte mais interna do pára-lamas, podendo raspar ao fazer curvas. Já no offset positivo, a face externa do pneu estará mais próxima da borda externa do pára-lamas (mais fácil de ser observado), mas igualmente problemático se ficar raspando.
Nas rodas com offset positivo, a face (ou miolo) da roda, está próxima do plano externo do pneu, dando aquela aparência "chapada".
Já nas rodas com offset negativo, a face (ou miolo) da roda, está longe do plano externo do pneu, dando aquela aparência côncava.
Nenhum comentário:
Postar um comentário