Enquanto a mono-ponto tem apenas um injetor que libera combustível na parte inicial do coletor de admissão, sincronizando as injeções com as aberturas de válvula de cada um dos cilindros, a multiponto tem tantos injetores quanto cilindros (num motor de seis cilindros, são seis injetores) e cada injetor estará sincronizado com a abertura de válvula de admissão de seu cilindro. Neste caso, a localização física do injetor está na parte "dividida" do coletor, ou seja, aquela porção final do coletor que leva a mistura ar-combustível para cada um dos cilindros.
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
Injeção monoponto x multiponto
O post anterior estimulou as dúvidas sobre injeção. Outra recorrente é a diferença entre a monoponto e a multiponto. Esta é mais fácil.
Enquanto a mono-ponto tem apenas um injetor que libera combustível na parte inicial do coletor de admissão, sincronizando as injeções com as aberturas de válvula de cada um dos cilindros, a multiponto tem tantos injetores quanto cilindros (num motor de seis cilindros, são seis injetores) e cada injetor estará sincronizado com a abertura de válvula de admissão de seu cilindro. Neste caso, a localização física do injetor está na parte "dividida" do coletor, ou seja, aquela porção final do coletor que leva a mistura ar-combustível para cada um dos cilindros.
Enquanto a mono-ponto tem apenas um injetor que libera combustível na parte inicial do coletor de admissão, sincronizando as injeções com as aberturas de válvula de cada um dos cilindros, a multiponto tem tantos injetores quanto cilindros (num motor de seis cilindros, são seis injetores) e cada injetor estará sincronizado com a abertura de válvula de admissão de seu cilindro. Neste caso, a localização física do injetor está na parte "dividida" do coletor, ou seja, aquela porção final do coletor que leva a mistura ar-combustível para cada um dos cilindros.
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