Tenho recomendado a vários amigos que façam um test-drive antes de comprar um carro novo. Parece óbvio, mas muita gente compra um carro que nunca dirigiu sem fazer um test-drive.
Esta será uma oportunidade de você conhecer algumas das principais características do carro, as quais podem lhe agradar ou desagradar. Se o test-drive não for feito, as características que não te agradam só serão conhecidas depois do carro comprado, quando é tarde demais...
O que fazer num test-drive?
Use bem o câmbio, em trocas de marchas normais e rápidas, verificando se ele responde na forma que você gosta e se adapta. Faça acelerações fortes, simulando uma ultrapassagem. Faça frenagens fortes, como numa emergência. Faça curvas rápidas e verifique a reação do carro nestas situações (claro que dentro das normas de segurança da via que você estiver fazendo o test-drive).
O test-drive resolve? Certamente não, pois muitas características do carro novo você só vai perceber com o uso mais prolongado, mas o test-drive ajuda bastante.
Para quem tiver tempo e dinheiro, uma boa opção é alugar um carro similar ao que está pretendendo comprar. Ao longo de um ou dois dias é possível conhecer bem o carro e evitar surpresas. Neste caso não seria mais um test-drive mas um TMD ou TLD (testes de média ou longa duração) dependendo da quilometragem rodada.
Em tempo, não faça test-drive nas concessionárias se você não cogita de comprar o carro, pois estará tomando o tempo do vendedor que vai te acompanhar e ele ganha por vendas...mas é claro que você pode testar e não gostar, afinal, para isto é que serve o test-drive!
Nenhum comentário:
Postar um comentário