Já tinha relatado o problema aqui no BLOG (em http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/11/gasolina-adulterada-em-posto-br-no-rio.html)
A BR Distribuidora me respondeu em longo e-mail. Resumo os pontos importantes aqui:
- A BR mandou a inspeção do "de olho no combustível" ao posto e, segundo o procedimento padrão, a gasolina vendida estava dentro dos padrões.
- A BR não pode fazer auditoria mais detalhada no posto, o que é uma atribuição legal da ANP e seus delegados.
- A BR sugeriu que eu acione a ANP que tem maior poder fiscalizador.
Entendi a posição legalista da BR, mas fiquei decepcionado. Havia colocado meu carro à disposição para coleta de amostras, o que não foi feito pela BR, o que comprovaria a fraude. Como a "gasolina" que foi colocada lá está acabando, não sei se a ANP terá tempo de fazer qualquer coisa.
Infelizmente concluo que a marca "de olho no combustível" só garante que o posto tem uma boa gasolina para ser vendida, mas não garante que esta gasolina é a que vai ser vendida para você.
Aquela fraude mostrada há meses no Jornal Nacional, em que o frentista manobra uma chave eletrônica e desvia a bomba de um tanque para outro, pode ser usada pelos postos sem que a fiscalização do programa "de olho no combustível" perceba. No meu caso deve ter sido isto, desviaram do tanque de gasolina boa, para o tanque de álcool, e me venderam etanol a preço de gasolina!
Como meu carro é flex, como muitos que rodam por aí, só um motorista mais atento percebe a fraude. Um golpe quase perfeito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário