sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Siena 1.4 2012 "batendo pino".

Meu amigo Paulo me ligou hoje para dizer que o Siena 1.4 2012 dele está "batendo pino".

Ele levou o carro na FIAT e a concessionária disse que tudo está normal e que o problema está na gasolina, pois o governo determinou a diminuição do teor de álcool (era 25% e agora está em 20%).

Ele me perguntou se isto faz sentido. Respondi que sim.

A FIAT, para tirar mais rendimento

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Comando de 16V é menos durável que o 8V?

O Ângelo me perguntou se o comando de 16 válvulas é menos durável que o 8 válvulas.

A resposta é que não há diferença, se ambos forem fixos. Naturalmente o de 16 válvulas têm mais peças, mas elas tem taxas de falha similares aos dos comandos de 8 válvulas.

Já nos comandos variáveis, há um sistema

domingo, 26 de agosto de 2012

Preço absurdo dos importados no Brasil.

O assunto já foi tratado aqui no BLOG, mas esta semana ganhou matéria no site da renomada revista americana FORBES (lei a matéria em inglês em http://www.forbes.com/sites/kenrapoza/2012/08/11/brazils-ridiculous-80000-jeep-grand-cherokee/).

Kenneth Rapoza, autor do texto "Brazil's Ridiculous $80,000 Jeep Grand Cherokee", referência ao absurdo preço

sábado, 25 de agosto de 2012

Lentes de faróis opacos, como reparar?


Há vários anos os vidros dos faróis foram substituídos por material polimérico (ou plástico), na maioria dos casos o policarbonato. Este material que tem transparência maior que o vidro, é muito resistente, mas, ao longo dos anos e por ação das intempéries e do calor gerado pela lâmpada do farol, acaba perdendo sua transparência, o que compromete a capacidade de iluminação e, portanto, a segurança.

A causa da perda de transparência está numa combinação de fatores, incidência de raios

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Disco ventilado, para que serve?

O Ângelo também me perguntou o que é e para que serve o disco de freio ventilado?

Respondi que o disco ventilado é um disco de construção dupla (dois discos paralelos unidos por insertos metálicao).

O espaço entre os dois discos, os insertos metálicos

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Tração 4x4 e 4x2, qual a diferença?

O Ângelo me perguntou qual a diferença entre a tração 4x4 e a 4x2.

Respondi a ele que são muitas as diferenças. As mais flagrantes descrevo a seguir.

Num carro 4x2 o torque do motor é transmitido para apenas um eixo, seja dianteiro (caso do VW Gol, do Chevrolet Celta, do Honda Civic, etc) ou traseiro (caso do Chevrolet Opala, do Ford Ranger e do Suzuki Gran Vitara 4x2).

Já nos carros 4x4, o torque do motor é transmitido para os dois eixos, dianteiro e traseiro, ao mesmo tempo. Neste caso há duas vertentes, a tração 4x4 permanente (caso do Land Rover Defender, do Subaru Impreza e do Suzuki Grand Vitara 4x4) e a tração 4x4 eletiva, ou seja, é o motorista que vai decidir se vai andar 4x2 ou 4x4 (caso do Jeep CJ5 que foi fabricado no Brasil e do Pajeto TR4).

No caso da tração 4x4 permanente, a distribuição de torque entre os dois eixos, dianteiro e traseiro, é feita por um diferencial central. Já no caso da tração 4x4 eletiva, uma caixa de transferência central faz a transmissão igual do torque para os eixos dianteiro e traseiro.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Ford Ka com 300HP!

Para os fãs do Ford Ka (os simpáticos originais que foram fabricados no Brasil até o lançamento do "FranKAstein"), que curtem o simpático Ka 1.0 e idolatram o furioso Ka 1.6 XR, mando o link

terça-feira, 21 de agosto de 2012

550 de fibra de carbono.

Um Porsche 550 de fibra de carbono e com motor atualizado?

Veja no BLOG http://vintech-p550.blogspot.co.uk/ (em inglês). Simplesmente sensacional!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

NC 700 - Honda quebra o paradigma na construção de motores para motocicletas.


Em tempos de muita competição entre fabricantes, as soluções criativas acabam por fazer a diferença.
Motores de motos quase sempre foram muito diferentes de motores de carros, mas a Honda resolveu quebrar esta tradição, lançando a família de motos NC (de novo conceito em inglês) e inovar ao fazê-lo como

domingo, 19 de agosto de 2012

Cinco pontos sobre a manutenção de seu carro que você não deve ignorar.


Quando seu carro está funcionando razoavelmente bem, há sempre uma grande tentação de simplesmente deixar “a vida o levar” parafraseando o Zeca Pagodinho...
Isto é um perigo, pois negligenciar a manutenção pode acabar trazendo sérios danos ao seu carro, que vai te deixar na mão (e sem trilha sonora...).
Cinco pontos de atenção pode te deixar mais amigo do seu carro, que vai te retribuir com confiabilidade...

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Diesel S50 é diferente do Diesel Podium?

Um amigo me perguntou se o Diesel S50 é diferente do Diesel Podium. Achava que sim, mas não sabia responder com certeza. Fui recorrer "aos universitários", do centro de pesquisas da Petrobras.

De lá liquei sabendo (agora com certeza) que o diesel Podium é um diesel S50 devidamente aditivado para obter melhor desempenho em relação ao S50 "comum". Com os aditivos ele

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ergometria da Renault...

Já comentei aqui no BLOG as soluções pouco funcionais da Renault na ergonomia interna de seus carros. Hoje tive mais um exemplo.

Andei num taxi Logan 2012 em São Paulo.

O carro era equipado com vidros elétricos nas portas traseiras

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Para quem mora no Rio de Janeiro e tem carro 2011.

Esta dica é do meu amigo Guilherme e serve para todos que moram no Rio de Janeiro e tem carros emplacados em 2011.

Como vocês devem saber, neste caso, não é necessário fazer vistoria anual, mas a emissão do documento de licenciamento anual se faz necessário.

Devidamente pago o IPVA de 2012, o proprietário deve agendar, via Internet ou telefone (3460.4040) a ida a um dos postos do DETRAN e solicitar a emissão do certificado de propriedade de 2012. Quem estiver desatualizado (documento de 2011) está sujeito à multa.

domingo, 12 de agosto de 2012

Parabéns aos Pais!

Registro hoje o meu abraço especial aos Pais, neste dia dedicado a eles.

Faço uma homenagem a todos, lembrando da figura ímpar do meu pai Porfírio, que, mesmo sendo engenheiro eletrônico, sabia tudo de mecânica de automóveis e "metia a mão na massa", exemplo que me iniciou neste mundo fantástico, que orientou minha opção profissional e me estimula até hoje.

Aos filhos não canso de lembrar, curtam seus pais todos os dias! De preferência junto com os carros...

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Reparador rápido de pneus.

Para quem já teve um pneu furado e precisou trocá-lo, sabe como essa situação é desagradável. Em qualquer lugar que ocorra, você perderá tempo e pode se expor a riscos.

Há anos, entretanto, estão disponíveis no mercado os frascos de reparação rápida de pneus, que contém um produto sob pressão que é capaz de re-inflar o pneu e vedar pequenos buracos. Eles não servem para os grandes danos, como rasgões nas lateraris dos pneus, mas os pequenos furos podem ser reparados rapidamente, diminuindo riscos e permitindo que você vá até um borracheiro para fazer um reparo definitivo.


A lata conta com uma mangueira que é encaixada no bico do pneu, como no calibrador do posto. O conteúdo da lata é feito para uma utilização apenas e ela, depois de usada, deve ser substituida por uma nova. Existem vários fornecedores no mercado e o produto está disponível para compra em lojas de acessórios, de autopeças e em super-mercados. Leia antes de usar as instruções, para evitar erros na hora que precisar ser "salvo" pela latinha.

Alguns carros europeus substituiram o estepe pela lata de spray reparador, muito mais leve e barato. O produto também tem sua versão específica para motos.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Injeção monoponto x multiponto

O post anterior estimulou as dúvidas sobre injeção. Outra recorrente é a diferença entre a monoponto e a multiponto. Esta é mais fácil.

Enquanto a mono-ponto tem apenas um injetor que libera combustível na parte inicial do coletor de admissão, sincronizando as injeções com as aberturas de válvula de cada um dos cilindros, a multiponto tem tantos injetores quanto cilindros (num motor de

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Como é medida a aceleração de um carro?

O Ângelo me perguntou como é medida a aceleração "0 a 100" que as revistas e os fabricantes divulgam.

A maneira mais tradicional é com um cronômetro. Neste caso um carro partindo da imobilidade (0 km/h) é acelerado até atingir a velocidade de 100 km/h (o velocímetro deve estar aferido) e com um cronômetro uma outra pessoa dentro do carro marca o tempo necessário para o carro atingir esta velocidade.

A "quinta-roda" foi o instrumento usado nos testes dos carros, durante muito tempo. Ela era acoplada à carroceria do carro e representava um odômetro aferido. O procedimento de testes era similar ao acima descrito.

Mais tarde, à quinta-roda foi acoplado um sistema eletrônico de aquisição de dados, que passou a gravar dados de velocidade e tempo, que depois de completado o teste, eram passados a um computador que calculava uma curva de aceleração, resultando no dado mais conhecido (o "0 a 100").

Na década de 80 chegaram os equipamentos eletrônicos mais sofisticados, como os da marca Correvit®, que prescindiam da quinta-roda fisicamente encostando no chão. Eles são dotados de emissores verticais de sinais óticos que refletem no chão e retornam a um sensor, possibilitando a medição da velocidade instantânea. Um sistema de aquisição de dados, ainda mais sofisticado, armazena os diversos parâmetros do teste. O tempo de aceleração de "0 a 100" é um destes dados.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O carburador eletrônico é a mesma coisa que uma injeção eletrônica?


Definitivamente não.

O carburador eletrônico é uma evolução dos carburadores mais antigos, ele conta  com sensores que permitem ajustes automáticos em função de carga e rotação do motor. Eles, como os antigos, continuam alimentando os motores por intermédio da baixa pressão originada no motor pelo movimento descendente dos pistões dentro do ciclo de admissão. A mistura ar-combustível formada no carburador e “sugada” para a parte anterior do coletor de admissão é “encaminhada” para dentro de cada cilindro em função da abertura da respectiva válvula de admissão.

Já os injetores monoponto (os primeiros eletrônicos) são dotados de bomba elétrica e ainda mais sensores, que permitem um controle mais preciso da quantidade de combustível a ser injetada. Com este sistema monoponto, também a mistura ar-combustível formada no na parte anterior do coletor de admissão é “sugada” para dentro de cada cilindro em função da abertura da respectiva válvula de admissão.

domingo, 5 de agosto de 2012

Hyundai Equus chega ao Brasil.


-->
A Hyundai começa a comercializar no Brasil o Equus e o compara a um Rolls Royce (RR para os íntimos). Eles são comparáveis?

Em primeiro lugar vou falar em tese, pois nunca andei em nenhum dos dois.

Depois recomendo ao leitor ler o post “Os carros, os vinhos, os preços e a ditadura dos especialistas” (http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2011/12/os-carros-os-vinhos-os-precos-e.html), o mais elogiado deste BLOG desde o início de sua publicação, e o convido a fazer suas próprias reflexões sobre o assunto.

Voltando ao Equus, ele incorpora uma série de avanços tecnológicos difíceis de serem encontrados noutros carros (o RR é um ícone, não é um carro), alguns deles presentes (até então) apenas nos RRs, o que permitiu à fabricante coreana criar uma comparação de seu carro com o ícone inglês.

Verdade seja dita, a Hyundai não compara no anúncio da TV o Equus ao RR, apenas diz que algumas tecnologias disponíveis no seu Equus apenas podem ser encontradas nos RRs. Ponto.

As comparações ficam a cargo dos potenciais compradores do Equus, que vêem a oportunidade de ter acesso a este mundo de exclusividades sem ter que pagar o que custa (e vale) um Rolls.

Em tempo, o Equus é muito bonito e bem acabado. Por melhor que seja a Hyundai e mais capaz for de aproximar a excelência da RR nas suas fábricas, faltará sempre a ela a experiência (a RR já fazia carros excepcionais na década de 20 do século passado) e a exclusividade da produção de pequenas quantidades. A RR pode se dar ao luxo de ter um “artista”  que pinta TODOS os filetes laterais de seus carros, num trabalho perfeito, delicado e minucioso, feito à mão e com pincel! Impensável na produção massificada e automatizada da Hyundai.



Cá entre nós, a estatueta de asas abertas era absolutamente dispensável.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Usado top ou novo mais simples, eis a questão...

Meu amigo Pedro vai trocar de carro e tem quatro alternativas, todas boas opções, todas equipadas com câmbio automático, na faixa entre R$ 54 e 63 mil. Um Honda City, um Nissan Tiida SL e dois Toyotas Corollas, um 2011 topo e um zero km, 2013, intermediário.

Esta escolha, que pode ser feita de forma emocional (aí terá grande variabilidade) ou mais racional (ainda com grande variabilidade, se for comparada entre compradores muito distintos), mas que tende a afunilar as opções.

Na opção emocional, ficaria com o Tiida, com seu motor brilhante, ainda que ofuscado pelo câmbio de quatro marchas que não lhe merece. Contra a Nissan pesam a manutenção cara e difícil, que contribui para outro fator negativo, a dificuldade de vender o carro, por melhor estado que esteja.

Na compra racional, eu optaria pelo Corolla 0 km, pois terá garantia mais longa que o topo (Altis) usado e ainda terá melhor aceitação no mercado na hora da revenda, por ser carro de um dono só.

Contra o carro da Honda, não pesam nem pós nem contras significativos, o que o deixa sempre no meio da lista (não o escolho nem o rejeito). Um carro à la PSDB.

Se conheço meu amigo, ele vai optar pelo Corolla usado e seus muitos "gadgets" desta versão Altis.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Para rir - Lubrificação

A importância da lubrificação....veja até o fim!