Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

No painel, medidores ou luzes de alerta?


Prefiro ambos, integrados, mas se eu tivesse que optar por apenas uma alternativa, ficaria com as luzes de alerta (chamadas também de luzes espia).

Os puristas devem estar me execrando, portanto, vou explicar minha opção. Os medidores são ótimos, permitem que o motorista acompanhe cada parâmetro de forma progressiva e permanente, mas, como na maioria dos casos só olhamos para o velocímetro e conta-giros, os demais instrumentos ficam lá “esquecidos”.

Se, em caso de não conformidade, uma luz se acende no painel, rapidamente olhamos para ele e vamos procurar saber o que está havendo, ainda que esta informação seja mais “pobre”.

Por esta razão prefiro a presença dos dois, medidor e luz espia (vale para termômetro de óleo, termômetro de água, amperímetro, voltímetro, pressão de óleo, pressão do turbo, etc).

Tenho que confessar, já precisei retificar o cabeçote de um motor por continuar rodando com o carro, mesmo estando a temperatura da água muito acima do normal. Neste carro não havia luz espia no painel (só termômetro) e os vidros estavam fechados (o cheiro não entrou na cabine).

2 comentários:

Alexandre Fialho disse...

Retifiquei o cabeçote do meu Fiesta depois de um superaquecimento.
O medidor de temperatura está em uma telinha de LCD com um indicador minúsculo que é difícil de ver.
Se houvesse uma luz de alerta a história teria sido outra.

Unknown disse...

E a maioria dessas "Luzes" só avisam quando não há mais o que se fazer.Não deveriam sinalizar "antes" de acontecer o pior ?
No caso da luz espia de "superaquecimento" que surgiram nos primeiros populares dos anos 90, ganharam o apelido de " Proprietário,Vc se F*&$%eu !!!