Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Vale à pena substituir os filtros originais por filtros esportivos?


Se você dirige um carro nacional a resposta é: provavelmente não.

Não conheço nenhum estudo sério feito no Brasil a respeito de performance de filtros esportivos. Claro, se o que você busca é o apelo estético, não há dúvida que eles dão um toque interessante no visual do motor, mas lembre-se que em muitos casos eles reduzem a perda de carga na admissão do motor, o que pode levar à pré-detonação do combustível ainda no coletor de admissão (o que pode danificá-lo).

Já se você dirige um importado, há algumas boas opções bem testadas. No meu Accord instalei um da K&N, que é substituto do filtro original na mesma “panela”, ou seja, sem necessidade de troca de nenhum outro componente além do próprio filtro.

Gostei da experiência, o carro teve um sutil ganho de performance (nas "pisadas" mais fundas) e um discreto aumento na economia de combustível. Estas duas características, aliadas à durabilidade do filtro (que é lavável), compensaram plenamente o investimento.

Um comentário:

Unknown disse...

Verdade, só coloquei um filtro desses quando experimentei um carburador diferente do original.

Talvez no Honda, a performance tenha sido sutilmente percebida pelo fato do mesmo possuir um sistema de gerenciamento mais moderno do que usualmente se encontra nos nacionais. A própria injeção se "adequaria" a maior vazão de ar na admissão.