Meu amigo Alexandre me mandou o interessante link para uma notícia que fala sobre o ônibus elétrico "wireless" que já roda numa linha comercial, em testes de campo, na Alemanha.
O teste ocorre na cidade de Mannheim e estão sendo usados dois ônibus elétricos, bem diferentes daqueles que tivemos no Rio e em São Paulo (com cabos elétricos suspensos, conectados por "chifres" e sem baterias para os motores de tração) e também diferentes daqueles mais modernos, que carregam as bateriais via cabos elétricos ligados às tomadas.
Neste novo projeto, as baterias podem ser carregadas durante a noite, por cabos ligados às tomadas, a via convencional, ou (aí está a diferença) por indução magnética, esta feita através de placas instaladas no chão, no caminho do ônibus, em pontos em que ele vai obrigatoriamente parar, para embarque e desembarque de passageiros. Durante estes períodos, placas de indução são ativadas e enviam carga para as bateriais.
A tecnologia não é nova, já existem dispositivos comerciais deste tipo para carregar celulares (alguns carros vendidos no Brasil já contam com esta facilidade, é só colocar o celular sobre a placa, sem ligar nenhum cabo, e a bateria estará sendo carregada).
O projeto, da canadense Bombardier, foi batizado de PRIMOVE. Se for sucesso, vai viabilizar ônibus elétricos com menores baterias, já que poderão ser parcialmente recarregadas durante o dia, diminuindo o peso e consumo de energia, consequentemente aumentando a capacidade de transportar passageiros. Outras cidades já contam com outros projetos similares, o que mostra que a rota tecnológica é promissora.
Para quem preferir ler o texto completo (em inglês) acesse http://www.wired.com/autopia/2013/03/wireless-charging-bus-germany/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+wiredautopia+%28Wired%3A+Blog+-+Autopia%29
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