Impressões ao dirigir
Km inicial do teste – 20.050 km
Km rodados – mais de 250 km
Local do teste – Minas Gerais, Nov./2012
Cenário de teste – cidade, vias expressas e estradas de Minas Gerais.
Na direção – A direção (com assistência hidráulica) é leve e direta, permitindo manobras rápidas e precisas. Transmite pouco as irregularidades do solo. A posição de dirigir é boa, bastante elevada, mas sem regulagem de altura do banco
do motorista e da coluna. O rodar não é muito macio, mas coerente com a proposta de carro popular. O acerto entre motor, relação da primeira marcha e embreagem, permite que o Uno arranque seguro e forte em ladeiras bem íngremes, fato incomum nos demais 1.0. Um carro mineiro pensado para as ladeiras de BH.
do motorista e da coluna. O rodar não é muito macio, mas coerente com a proposta de carro popular. O acerto entre motor, relação da primeira marcha e embreagem, permite que o Uno arranque seguro e forte em ladeiras bem íngremes, fato incomum nos demais 1.0. Um carro mineiro pensado para as ladeiras de BH.
Do motor e câmbio – O quatro cilindros, de um litro, é muito bem acertado, silencioso e estável, “empurra” bem o Uno. Está bem casado com o câmbio e ambos são ajudados pelo baixo peso do carro. O câmbio de cinco marchas, bem escalonado, ajuda a tirar o máximo do motor flex, mas requer experiência para usá-lo bem, pois os engates não são precisos. O motor, que foi ajustado para a economia, anda melhor com álcool, o mapeamento do sistema de injeção e ignição foi eficiente. Neste modelo, o útil “econômetro” analógico no painel contribui para uma condução ambientalmente correta. Com o carro cheio, o motorista tem que trabalhar com o câmbio, já que o motorzinho aí já não responde tão bem...natural para o segmento.
Da suspensão e do chassis – A suspensão é firme. É razoavelmente confortável, mas nas curvas ela mostra ao que veio, a estabilidade é muito acima da média do segmento. Apesar de mais de 20.000 km rodados, ele está íntegra e atuando bem.
Do acabamento e conforto – O acabamento é simples, com revestimentos plásticos de razoável qualdade. O nível de ruído é baixo para a categoria. A vida a bordo é amenizada pelo bom layout interno. Ar condicionado, direção hidráulica, limpador traseiro, vidros elétricos, ajudam a espantar a sensação de simplicidade. O acesso é fácil, no banco de trás, dois adultos viajam com razoável espaço. Há poucas firulas eletrônicas (chave codificada, travamento automático das portas a 6 km/h e temporizador da luz interna). Há versões mais caras com acabamento, amenidades e preços superiores.
Pontos fortes – Desenho diferenciado da carroceria. Conjunto motor / câmbio de bom acerto e desempenho. Bom layout interno, que permite que quatro adultos grandes andem confortavelmente. Preço competitivo do carro 0 km , mesmo com pacote de acessórios. Bom preço de revenda.
Pontos fracos – Seguro alto, já que é muito visado pelos ladrões. Chave codificada, que já não é barreira para os ladrões “profissionais”. Imprecisão do trambulador no engate das marchas.
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