Um dos posts mais visitados neste BLOG é o que trata de Peso em Ordem de Marcha e de Peso Bruto de um veículo (veja em http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/02/o-que-sao-o-peso-em-ordem-de-marcha-e-o.html).
Vários leitores vem perguntando sobre a influência do peso no desempenho do carro. Esta é uma dúvida recorrente, e antecipo, a influência é grande.
Já comentei no BLOG que o desempenho de um carro depende de muitos fatores, os principais seriam:
Já comentei no BLOG que o desempenho de um carro depende de muitos fatores, os principais seriam:
- peso do cargo
- carga e passageiros embarcados
- potência do motor (curva)
- torque do motor (curva)
- relaçôes de redução da caixa de marchas e do diferencial
- perdas mecânicas na transmissão
- coeficiente aerodinâmico
- pneus (atrito e deformação, variáveis com a pressão)
- vamos pensar num carro 1.0, de 900 quilos de peso, com motor de potência máxima de 80 HP. Se ele estiver sendo dirigido por um motorista de 80 quilos, que leva uma mala de 20 quilos, teremos um peso bruto de 1000 quilos, "deslocados" por 80 HP. Teremos uma relação de 12,5 kg deslocados por cada HP.
Já se no mesmo carro colocarmos o número máximo de passageiros (5, ou 350 quilos) e a carga máxima (60 kg), teremos o peso bruto subindo para 1350 quilos, que serão "deslocados" pelos mesmos 80 HP, o que leva a que cada HP do motor será responsável por deslocar 16,4 quilos. Um enorme acréscimo!
Para manter a mesma potência do carro "vazio", o motor deveria ter 105 HPs.
O mesmo cálculo pode ser feito para o torque máximo disponível. Esta é a razão pela qual vemos sedãs médios cheios, "levando podeira" de carros 1.0 vazios nas subidas de serra.
Veja um exemplo típico para um sedã médio. Peso 1250 quilos, potência 130 HP, carga de passageiros 350 quilos, carga de bagagens 150 kg. Nesta situação cada HP do sedã estará levando mais de 13 quilos, numa relação pior que o 1.0 só com motorista e uma mala..
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