Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Tração dianteira ou traseira? (2)

A resposta recente à pergunta da Simone acabou gerando uma dúvida recorrente entre os leitores:

Qual a melhor solução, a tração traseira ou a dianteira?

Mais uma vez a questão econômica é que define a resposta. Se você está procurando um carro econômico de comprar e usar, os de tração dianteira (e motor transversal) são as melhores opções. Estes carros também são os mais fáceis de se dirigir, por conta de suas características dinâmicas.

Mas, por outro lado, se você busca um carro de maior performance, para quem gosta (e sabe) dirigir, a opção por um carro de tração traseira seria a opção natural. Fique ciente que ele será menos eficiente energeticamente falando, se comparado a um carro semelhante de tração e motor dianteiros, mas vale lembrar que a eficiência energética não está ligada somente à configuração de tração. Um bom acerto de motor pode equilibrar as coisas muito facilmente.

Vale um exemplo: o Hyundai Tucson (motor e tração dianteiros) é mais beberrão que o Suzuki Gran Vitara (motor dianteiro e tração traseira). Os japoneses conseguiram um acerto entre motor e câmbio que compensaram o uso do eixo cardâ, sem perda de performance.

Em tempo, os grandes esportivos, são dotados de tração traseira (Porsches, Lambos, Ferraris, Mustangs, Camaros, etc), ou em alguns casos, tração integral (Subarus, Mits Evo, etc).

Não existe nenhum esportivo "sério" de tração dianteira.

Um comentário:

Audi pilot disse...

considero alguns modelos Audi, como bons esportivos e são tração dianteira. Já tive alguns e são muito superiores a mustangs e camaros