Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


sábado, 3 de novembro de 2012

Óleo para o Gol G5

Neuri Ivair me perguntou:

"...tenho um Gol G5, ano 2010, e até agora usei óleo da Castrol, Repsol, e Lubrax e todos com a identificação 5w40. Agora eu precisaria fazer novamente a troca e perto de onde eu trabalho existe um posto de gasolina que me ofereceram por um bom preço o óleo da Havoline (Texaco), também 5w40. Posso usar essa marca?"

Neuri, a resposta é simples, pode sim, adotando alguns
cuidados.

Primeiro (regra que vale sempre) se vai trocar de marca ou especificação do óleo, troque também o filtro de óleo, mesmo que onão esteja na hora de trocá-lo (normalmente a regra é: uma troca de filtro para cada duas trocas de óleo, desde que sejam iguais).

Segundo, verifique se o óleo que você vai comprar tem a mesma especificação API que o recomendado pela fábrica (são as letras SF, SJ, etc). Quanto mais adiantada a segunda letra no alfabeto, mais moderno é o óleo e ele pode substituir qualquer um de seus antecedentes (exemplo, um SF substitui um SE).

Terceiro, fique atento à faixa de viscosidade, se o manual recomenda 5W40, procure adotar um 5W40.

Assim você economiza na troca e não gasta mais tarde com a manutenção do motor. 
Rode seguro!

Nenhum comentário: