Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quarta-feira, 18 de julho de 2012

Citroën Xantia usa suspensão hidráulica ou pneumática?

Um entusiasta do Citroën Xantia (importado para o Brasil na década de 90) me perguntou se o carro usa suspensão hidráulica ou pneumática?



Na verdade a suspensão do Xantia e de vários outros Citroëns são hidropneumáticas. Elas contam com acumuladores hidráulicos (tipicamente seis, mas podem chegar a nove), chamadas e em forma de esferas, que na parte inferior são alimentadas com óleo hidráulico, já na parte superior existe nitrogênio, separados por uma membrana de borracha especial.

Quatro esferas são ligadas diretamente às rodas, cada uma fazendo o papel do conjunto de mola e amortecedor das suspensões convencionais. Para cada par de esferas, há pelo menos mais uma, que funciona como um acumulador, melhorando o tempo de resposta do sistema. Em alguns carros da marca, com sistema ativo, existem até nove esferas.

Nenhum comentário: