Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


sábado, 28 de julho de 2012

Polo 2003 ou Corsa 2012?


Um leitor me escreveu:

“...que está querendo vender seu carro, um Polo Next1.6 (2003), com baixa quilometragem original e completo. Entretanto, com opreço dos carros novos reduzidos e as taxas de juros também, vale a pena tentarcomprar um carro novo (estou pensando num Corsa Hatch completo, que é o quepresumo conseguir pagar).
Pelo fato de eu não ter um valor entrada que faça asparcelas de um carro novo serem mais generosas (5 mil), estou na duvida se devo comprar o carro do meu colega ao invés do novo...o Polo está novo, eele fará um preço abaixo da tabela de mercado (20 mil). Não sei se é umadesvantagem comprar um carro de 2003 e com motor a gasolina..., mas gostaria dealguma ajuda na decisão!”

Caro leitor, há muitasvariáveis na sua dúvida, mas com certeza ela procede. O Polo é um carro atraente e se está bem cuidado, ainda te dará muito prazer ao dirigir, por outro lado, oprazer de um carro 0km é grande, aquele cheirinho de carro novo é enebriante...

Vou fazer uma análise depontos fortes e fracos de cada um.

Os pontos fortes do Poloseriam: robustez do projeto, motor 1.6 vigoroso e confiável, preço bem inferiorao Corsa, mas há muitos carros do mesmo ano (Hatchs 2003 1.6) na faixa entre R$16 e 17 mil.

Já os pontos fracos do Poloseriam, carro com nove anos e, mesmo pouco rodado, perto do limite critério deprojeto de muitas peças, bem defasado do modelo atual, motor só a gasolina, nãoter garantia de fábrica, seguro caro, peças de reposição caras.

Os pontos fortes do Corsaseriam: bom layout do projeto, motor moderno e econômico (1.4 flex), garantiade fábrica, boas condições atuais de compra, bom espaço interno, seguro barato(percentualmente), peças de reposição mais baratas (no primeiro ano cobertaspela garantia).

Já os pontos fracos do Corsaseriam, carro na reta final de produção, potencial grande desvalorização nospróximos três anos, bem desasado de outros modelos da Chevrolet.

Lembre que se você optarpelo Corsa, ainda terá que desembolsar os custos de seguro e emplacamento. Já noPólo, você deve estar preparado para a despesa de uma revisão inicial e depoiscom os altos custos de manutenção, que serão também mais freqüentes que as doCorsa, pela diferença de quilometragem e uso.

Como você disse que estavacom pouca disponibilidade de dinheiro, a solução mais racional me parece seroptar pelo Polo.

Se você for nesta linhasugiro:

- negocie a redução do preçopara no máximo uns R$ 17 mil.
- identifique uma boaoficina para fazer uma revisão de compra (troca de óleos do motor e  caixa,troca de filtros de óleo e gasolina, troca de velas e cabos, troca depastilhas de freio).
- se os pneus estiveremgastos, reduza ainda mais o valor da compra, ou negocie a substituição dosmesmos pelo atual proprietário.

Se você pretende ficar maisde quatro anos com este carro e entender que o Corsa cabe no seu orçamento,opte por ele, pois o Polo te dará muitas despesas de manutenção nos próximosanos, mas lembre que o pior dos mundos é ficar inadimplente e perder o carropara a financeira.

Boa sorte na escolha.

Um comentário:

Unknown disse...

Ronaldo, muito obrigado pelas dicas! Vou refletir aqui e depois colocarei minha decisão no post. Até mais!