Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Filtro de gasolina do Suzuki Jimmy

O Samuel tinha me escrito:

"Tenho um Jimny 2011 e adoro o carrinho. Só não gostei do sistema de revisões da concessionária, onde você deixa o carro pela manhã, só pegando o carro ao final do dia sem poder ver o que foi feito, mesmo para uma simples troca de óleo.
Outro problema é o preço e a escassez de peças no mercado.
Como me cansei da concessionária, farei agora as revisões em meu mecânico de confiança. Más vamos a pergunta:
Você saberia onde fica, e como se troca o filtro de combustível do Suzuki Jimny?"

Como eu havia lhe respondido por e-mail, o filtro do Jimmy é realmente junto da bomba de combustível, no tanque de gasolina. Entrei em alguns sites americanos, especializados neste carro, buscando uma forma de orientá-lo em como trocar.

Os comentários principais são dois:
  • A troca do filtro requer a retirada da bomba do tanque.
  • A troca na maioria das vezes é desnecessária, a menos que o carro apresente indicação para tal pelo sistema de diagnóstico eletrônico (ela é recomendada preventivamente apenas aos 200.000 km rodados).
Se você tem o sistema de diagnóstico e verificou que é necessário trocar, vá em frente, o procedimento é similar ao de qualquer carro com sistema de injeção eletrônica moderno, sendo necessário retirar a bomba de combustível do tanque. Tenha cuidados óbvios por estar mexendo em área altamente explosiva! Nada de faíscas ou eletricidade estática!

Para tentar lhe dar uma ajuda, já dei uma olhada no site do Rockauto (www.rockauto.com), revendedor americano de peças multimarca e que entrega no Brasil (já comprei peças para Honda, Chrysler e Nissan com eles). O filtro de combustível do Jimmy 2011 não está disponível. Já a bomba de combustível, que não consegui saber se vem com o filtro junto, custa US$ 100,79 (mais frete e impostos).

Foto do site Japanparts.com

Num site europeu, dedicado a carros japoneses (não tive nenhuma outra experiência com eles) o filtro está sendo vendido em separado por 10,90 euros (mas eles não entregam no Brasil).

Um comentário:

escola tecnica de ciencias eletronicas ibratel rj disse...

ronaldo entao pelo que voce disse nao precisamos nos preocupar em trocar o filtro se nao der sinais, ou seja se a gasolina é boa o filtro dura até uns 200.000 Km correto?
Meu Jimny é ano 2017 e está com 27.000 Km