Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


sábado, 25 de maio de 2013

Barulho no motor do Siena 2003.

O leitor Murilo comprou um Siena 2003, que está fazendo um barulho estranho, segundo ele, parece "um assobio de turbo", localizado próximo da polia superior da correia dentada.

Como ele não conhece a história do carro (e o carro não tem turbo...), estou sugerindo a ele que troque a correia e o tensionador (esticador). Esta é uma ação preventiva que pode evitar grandes gastos. 

Vale lembrar que o assobio pode estar vindo do rolamento da polia, que deve ser verificado durante a troca e eventualmente substituído.Vale a pena também dar uma olhada em bomba d'água e nos mancais do comando, que podem estar com problema, mas nestes casos o barulho é mais sensível em regiões diferentes. 
Com muito cuidado, uma boa técnica é usar um cabo de vassoura (ou qualquer bastão sólido e longo). Encoste uma ponta numa área do motor que você desconfia do barulho (e não tenha partes girantes) e a outra logo à frente de uma de suas orelhas. 
Você vai ouvir o "interno do motor" e pode identificar a origem do barulho. É coisa de mecânico velho, mas funciona!

Nenhum comentário: