Meu amigo Marcelo tem um C4 Pallas 2.0 com mais de dois anos de uso.
A família vai aumentar, o C4 ainda está na garantia de fábrica (3 anos) e vai ser substituído por um modelo novo em 2014. Hora certa de trocar!
Os critérios são: não gastar muito mais que R$ 70 mil, ter um bom porta-malas e ser bem confiável, afinal, haverá sempre um bebê a bordo!
Dois destaques nestes critérios dentro dos
"altinhos": o Duster 2.0 automático (abaixo dos 70) e o Grand Vitara 2.0 mecânico 4x2 (pouco acima dos 70). O Duster ganha no porta-malas e na rede de concessionárias, o Grand Vitara em acabamento, conforto e beleza (a Suzuki só tem 3 concessionárias no Rio de Janeiro), parace um sedã ao rodar, com porte de SUV.
"altinhos": o Duster 2.0 automático (abaixo dos 70) e o Grand Vitara 2.0 mecânico 4x2 (pouco acima dos 70). O Duster ganha no porta-malas e na rede de concessionárias, o Grand Vitara em acabamento, conforto e beleza (a Suzuki só tem 3 concessionárias no Rio de Janeiro), parace um sedã ao rodar, com porte de SUV.
Uma terceira opção (também abaixo dos 70) seria o Pajero TR4, com prejuízo no quesito porta-malas, mas ele é menor e mais ágil que os outros dois, além de ser um "queridinho" no mercado de usados.
No mercado de sedãs, um Civic de entrada atenderia em vários pontos, mas o porta-malas é pequeno para o tamanho do carro, por conta do estepe padrão que a Honda adotou aqui, o que a obrigou a instalar uma espuma para nivelar o fundo (e roubar espaço de bagagem*). Outra opção seria o Toyota Corolla (que já mudou lá fora) mas continua sendo confiável, econômico e bom de revenda.
Se o Marcelo quiser "apimentar" a relação (com o carro...), pode optar pelo Lancer de entrada, nenhum sedã lhe dará tanto prazer ao dirigir nesta faixa de preço. Belo e confortável, sua suspensão tem ajuste esportivo, mas a Mitsubishi se recente ainda com a pequena rede autorizada.
Já uma escolha mais conservadora seria o Jetta 2.0 (as outras versões, bem mais interessantes, fogem da faixa de preço), espaçoso e bem acabado, leva o peso do velho motor 2.0 de apenas 120 HP (potência de motor 1.6 moderno), mas se beneficia do prestígio da marca VW (que não me empolga), da boa aceitação na revenda e da vasta rede de assistência técnica.
Para fechar os sedãs, o Cruze deveria ser pensado. Como moderno motor 1.8 e câmbio de seis marchas, o Chevrolet cabe na faixa de preço na sua versão de entrada. Bonito, bem acabado e bem aceito no mercado, ele pode ser uma opção, com a certeza de mudança próxima, já que foi repaginado para os mercados norte-americanos.
Nenhum das opções que levantei aqui se equipara ao Pallas em "gadgets", mas ganham em confiabilidade e robustez. Também não é fácil superá-lo em espaço, mas nos quesitos revenda e robustez ele perde de todos.
Marcelo, boa sorte na escolha e no nascimento do primeiro herdeiro!
*alguns aficionados no Civic e que precisam de mais espaço para bagagem, compram o estepe fino e o tapete de acabamento do carro vendido no exterior, o ganho de volume é grande!
Um comentário:
Grande Ronaldo,
Acabei de acessar o seu bloog e fiquei feliz da vida em ler a matéria sobre a troca do C4 Pallas! O texto está divertidíssimo e da uma verdadeira aula sobre o assunto! Até a patroa gostou!!!
Forte abraço,
Marcelo
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