Em Abril publiquei uma dúvida do Jonas (http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/04/palio-10-16v-fire-fumando.html). O leitor J.W. está enfrentando o mesmo problema, ele escreveu:
"estou com o mesmo problema do Jonas, o carro em si é o mesmo modelo e
ano, Palio 1.0 16v ano 2001, o caso foi que mandei aplainar o cabeçote e
trocar junta, e agora tá queimando óleo (fumaça branca), notei que o nivel
do óleo baixo..."
J.W. o serviço que você fez resolveu apenas uma parte do desgaste natural para um carro desta idade, mas não chegou ao ponto chave da questão da queima de óleo. Com o desgaste, os anéis passam a não "raspar" o óleo das camisas dos cilindros e ele acaba "sobrando" para dentro da câmara de combustão e queimando junto com a gasolina.
Para resolver o problema da queima de óleo, você vai ter que reabrir o motor, trocar anéis e retificar os cilindros. Aproveite para verificar os mancais (fixos e móveis) que nesta altura devem estar com folgas acima das toleráveis. A despesa não será pequena. Neste meio tempo, verifique o nível de óleo a cada 100 km rodados e vá completando na medida do necessário (não passe do limite máximo indicado na vareta).
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