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segunda-feira, 17 de junho de 2013

Reavaliação do Suzuki Grand Vitara 2011, 2.0, 4x2 (ele não é mais o mesmo...)

Já fiz algumas postagens sobre este meu carro, que agora chega aos 30.000 km rodados.

Vejam as postagens anteriores, colocando a palavra SUZUKI no campo da ferramenta de busca no alto e à esquerda da página inicial deste BLOG. A primeira reavaliação (aos 12.500 km) está neste endereço http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/04/reavaliacao-do-suzuki-gran-vitara-20.html .

Ao passar dos 30 mil quilômetros o Grand Vitara continua com suas
qualidades principais intactas:

- baixo consumo para o tamanho e performance do carro;
- bom desempenho do conjunto motor-câmbio;
- boa estabilidade em curvas e em alta velocidade;
- bom nível de conforto para os passageiros.

Diferente de outros SUVs, o Grand Vitara não tem aquele incômodo balanço lateral, típico das suspenções que não tem acerto adequado entre o conforto e a rigidez necessária ao fora de estrada.

Mas à esta altura nem tudo são flores. O problema com o embuchamento da suspensão voltou e aos 30 mil ela está batendo de novo (já teve um pivot trocado em revisão anterior) e a agora concessionária insiste em dizer que é assim mesmo e que apenas precisa reapertar a suspensão.

Outro problema é a dificuldade de engate da primeira marcha. Nesta revisão de 30 mil, o problema foi identificado pela concessionária sem que eu tivesse reclamado (mérito para eles), mas não havia a peça para ser trocada (este é um ponto fraco da marca). Estou aguardando a chegada do calço danificado, como aguardei mais de 10 dias a chegada de peças de lataria avariadas num sinistro que danificou para-choque dianteiro, capô, para-lama e farol direitos.

Aqui vale uma observação: para um carro usado com rigor técnico e cautela, que tem pretensa proposta offroad (a suspensão do 4x4 é igual ao do meu 4x2) é inadmissível que aos 30 mil km de asfalto (e muito poucos kms de estrada de terra bem tratada) o meu Grand Vitara já tenha estourado componentes do embuchamento duas vezes e agora tenha o calço do motor rachado. 

A Suzuki precisa rever seus critérios de projeto para o Brasil (nosso asfalto não é dos melhores...), para garantir que o carro tenha desempenho e confiabilidade compatíveis com a proposta do carro. 

Vale destacar, temos em casa um Renault Sandero Stepway, com 27 mil km rodados, que trafega com os mesmos motoristas e nas mesmas estradas. Até agora nenhum componente foi avariado e a suspensão foi reapertada na revisão de 20 mil km, mas até agora não apresenta qualquer ruído ou indicativo de desgaste prematuro. 

Em que pesem as grandes diferenças entre estes dois carros, o Stepway começa seus preços em R$ 40 mil e o Grand Vitara em R$ 75 mil. Pontos para a Renault !


Um comentário:

Francisco Junior disse...

Boa tarde, gostei do Blog. Você teria informações sobre peças compatíveis com o Grand Vitara 2011, automatico, 4x2?