Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


domingo, 18 de agosto de 2013

Até onde é seguro usar um pneu?

Mais um alerta pra quem tem carro no Rio de Janeiro! 

Fui fazer a vistoria anual do meu carro e o atendente ia reprovar meu Suzuki Gran Vitara 2011! Nas palavras do fiscal "seu estepe atingiu o TWI, não tem mais condições de uso...".

Estranhei. Troquei os quatro pneus do carro antes da hora, sem atingirem o TWI (tread wear indicator), fato que relatei aqui no blog. Botei um dos pneus que estava rodando no estepe. O desgaste era grande (para 20 mil quilômetros), mas os pneus ainda estavam longe de estar "carecas".

Questionei o fiscal e o chamei na
traseira do carro, para mostra que as marcas de TWI não tinham sido atingidas. Ele então me mostrou uma "ponte de borracha" entre dos gomos do pneu (nivenala com a banda), que parece uma marca TWI, mas não é, é apenas uma característica do desenho da banda do pneu. Ele pediu desculpas e voltou atrás.

Fiquem atentos, este erro do fiscal pode te levar a ter que comprar pneus novos e ter que voltar para refazer a vistoria (com mais um pagamento de taxa). Se você não sabe achar as marcas TWI, procure por esta indicação triangular na lateral do seu pneu.


No alinhamento da marca triangular estão os ressaltos, no fundo dos sulcos do pneu, como mostrado na foto a seguir:


Quando a borracha da banda de rodagem ficar nivelada com a face da marca TWI, está na hora de trocar o pneu!

Nenhum comentário: