Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


sexta-feira, 8 de junho de 2012

Manchas na pintura.

Tirar manchas de frutas que caem sobre a pintura dos carros não é tarefa fácil.
Uma das técnicas mais confiáveis é o polimento, com cêra não abrasiva, mas dependendo da fruta e da exposição da mancha ao Sol, o resultado não será perfeito, a marca diminui, mas não sai totalmente.
Uma alternativa mais radical é cortar um limão e esfregar a polpa na mancha, lavando em seguida bem a área, tudo feito à sombra. Esta técnica foi mostrada há meses num programa de televisão, funciona, mas requer cuidados.
Primeiro, fazer o processo à sombra e antes, testar a reação do verniz da sua pintura à ação dos ácido do suco de limão. Sugiro escolher uma área escondida (interior de porta, por exemplo) e usar o limão, verificando se, depois de lavado, o suco deixa marcas na pintura. 
Fique atento se seu carro já foi repintado, a qualidade dos venizes varia muito e um verniz de qualidade inferior pode ser mais sensível ao ataque do suco de limão.
Boa sorte.  

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Você compraria um SsangYong Korando?

Ontem me perguntaram se eu compraria um SsangYong Korando.

Minha resposta foi: dificilmente. Explico:

O Korando atual tem um desenho bem interessante, é bem acabado, conta com motor diesel (uma preferência nacional) e tração 4X4. Um verdadeiro SUV. Todos são pontos positivos, portanto, qual a razão da resposta “dificilmente”?

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Caixa de dupla embreagem.

Muito tem se falado das caixas de dupla embreagem (CDE), que já desembarcaram no Brasil em carros esportivos de alto preço.

O sistema é interessante pois permite trocas de marchas mais rápidas que as caixas convencionais. Para entender como funcionam, devemos pensar na CDE como sendo uma caixa de marchas dupla, funcionando em conjunto. Um trem (ou carretel) de engrenagens para as marchas ímpares (com sua respectiva embreagem) e outro trem de engrenagens para as marchas pares (com sua respectiva embreagem).

O sistema automatizado permite que, escolhida uma marcha, a próxima seja previamente engatada, aguardando apenas o comando do motorista (ou do computador) para fazer a troca. Esta estratégia economiza o tempo de engate da marcha, o que cria o seu apelo esportivo.

No diagrama abaixo, de uma caixa de seis marchas, podemos identificar os componentes principais, com destaque para os eixos concêntricos dos dois trens de engrenagens.


terça-feira, 5 de junho de 2012

Citroën DS3 é melhor que o Mini Cooper?

O post de ontem gerou polêmica (é sempre assim...).

Como já disse algumas vezes, carro se escolhe, na maioria das vezes com o coração e a paixão não é a melhor referência neste tipo de assunto.

Para quem não leu, vale a pena dar uma lida num dos primeiros posts deste blog ( http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2011/12/carro-para-muitos-e-uma-paixao.html  ).

Com olhar isento e pragmático, que envolve técnica e custos, o DS3 é uma escolha mais racional (ainda que apaixonante) que o Mini Cooper.

Justifico: sempre em números redondos, o DS3 custa R$ 80 mil, tem câmbio mecânico de seis marchas e motor 1.6 turbo de 165 HP. Pelo mesmo preço você pode comprar o Cooper Salt mecânico, também 1.6, aspirado, de 121 HP. Dinamicamente o conjunto motor/câmbio do DS3 dá banho no do Salt. Quem quiser um Mini que ande como o DS3, vai ter que desembolsar mais de R$ 120 mil num Cooper S.

Em termos de equipamentos, ambos se equivalem, o painel do Salt é mais charmoso, já os bancos do DS3 são espetaculares. No DS3 o ar condicionado é digital e as rodas de 17", já no Salt o ar é convencional e as rodas são de 16". 

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Clareando a questão da relação de marchas.

O post sobre relações de marchas deixou dúvidas, vou tentar clarear.

Na figura abaixo vemos dois pares de engrenagem. No primeiro a relação é de 1:1 (um para um). No segundo a relação é de 1:2 (um para dois).

No primeiro par, a velocidade das duas é igual. No segundo,

domingo, 3 de junho de 2012

Downsizing de motores.

A chegada no Brasil do charmoso Citroën DS, com seu motor 1.6 turbo, marca por aqui a tendência irreversível do "downsizing" nos motores (a expressão em inglês, significa redução de tamanho). O tamanho é menor, mas a performance não. Por cerca de R$ 80 mil o DS promete ser um brinquedo divertido.

A ideia central é ter um motor menor e mais economico no uso normal e um motor "ampliado" pelo turbo na hora que se precisa de potência.

Com a eletrônica embarcada e os modernos turbos de geometria variável, é possível obter grandes faixas de utilização otimizada do motor, garantindo eficiência energética e performance, nos momentos em que cada um destes parâmetros são preponderantes.

Em tempo, ainda não andei no DS, mas sentei ao volante de um na semana passada. Gostei do que vi e senti. Comparei com o Mini One, com o qual já fiz um test drive, e achei ele mais interessante, mas a diferença deve crescer ao dirigir, quando o DS (menos de R$ 10 mil mais caro que a versão de entrada do One e bem mais barato que as versões mais apimentadas dos Minis) não deve decepcionar, como o Mini One me decepcionou.

A Chevrolet S-10 entraria na briga das pick-ups?

No post de 20/4 (http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/05/amarok-frontier-ou-hilux.html) falei sobre a dúvida entre as pick-ups que meu amigo Alexandre tinha tido ao comprar a sua (ele optou pela Toyota). Um leitor me perguntou se eu colocaria a nova Chevrolet S-10 na briga.

Minha resposta é sim. 

A Chevrolet fez história com as suas S-10s fabricada no Brasil por mais de duas décadas, quando foi líder de mercado por suas qualidades. A força da marca também é importante e garantirá bom valor de revenda. O projeto mais atual deve garantir longevidade sob a mesma identidade visual por mais anos, assim, a nova S-10 seria uma concorrente à altura da Hylux e, no meu caso, a minha opção de compra neste momento.