Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


domingo, 29 de abril de 2012

Motores MultiAir da FIAT.



Alguns leitores me perguntaram o que é a tecnologia MultiAir, que a FIAT destaca em seus Fiat 500 (nas suas versões mais caras).

Ele é um motor Fire (sistema de acelerador sem cabo), de 1.4 litros, dotado de 16 válvulas, que são (aí começa a diferença) comandadas por um sistema inteligente de controle (nas vde admissão do ar), que proporciona grande redução de emissões de poluentes, otimiza o consumo de combustível e ao mesmo tempo permite o aumento de potência e torque do motor, se comparados aos demais sistemas modernos de comando de válvulas (mesmo os variáveis).

O sistema disponibiza torque próximo ao máximo nominal (aquele

sábado, 28 de abril de 2012

Ford Mustang GT 2013

O "pony car" americano, ícone esportivo há décadas em mercados de todo o mundo, ainda não chegou por aqui na sua versão 2013, mas está fazendo sucesso nos Estados Unidos.
O motor de 5 litros agora rende 420 HP e o câmbio automático de seis marchas, passa a poder ser controlado também manualmente.
Alguns detalhes decorativos, que fizeram sucesso em versões anteriores, passaram a ser de série nesta versão 2013, que junto com as novidades deste ano, fazem deste GT um brinquedo quase irresistível. Veja as fotos de divulgação da Ford americana.





sexta-feira, 27 de abril de 2012

Os carros podem ser reciclados?

Em tempos de Rio+20 a pergunta é pertinente e oportuna.
Um carro médio é composto por cerca de 65% de aço, que é totalmente reciclável. As carrocerias viram novas chapas de aço, que podem virar novos carros ou outros produtos (geladeiras, fogões, etc).
As borrachas das portas e os pneus também são recicláveis, viram novos pneus, solas de sapato e outros utencílios de borracha, revestimento de ruas e estradas e, claro, pneus novos.
As baterias são altamente recicláveis.Hoje, cerca de 70% do chumbo usado nos estados unidos tem como fonte as bateriais de carros (chumbo-ácidas) recicladas.
Até os óleos do motor, caixa, diferencial e freios são reaproveitados. Eles são re-processados e viram outros lubrificantes e flúidos, como óleo para caixa de direção.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Homocinéticas.


Meu amigo Vinícius me pediu para eu tocar no assunto homocinéticas e os riscos da falta de manutenção das mesmas.

Já havia falado no tema num post anterior (http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/02/barulhos-podem-significar-problemas-no.html), mas ele “se perdeu no tempo” e descobri que poucos percebem a ferramenta de busca no canto superior esquerdo da página inicial. Nela basta digitar a palavra do seu interesse e clicar na lupa, o blog vai apresentar os posts que contém a palavra desejada.

Voltando às homocinéticas, este tipo de junta requer atenção especial, por ser um componente caro e que compromete a segurança do carro. Para prevenir danos, observe a proteção de borracha que encobre as juntas (coifa). Quando elas se rompem, sujeira penetra na área metálica da junta, aumentando o desgaste. A perda de lubrificante também acelera a ocorrência da falha.

Outro ponto importante é observá-las depois de ser colhido por uma enchente, a água pode penetrar na coifa e danificar o lubrificante, tirando suas características e levando à falha da junta por falta de lubrificação. Outro risco comum é a substituição da coifa por um produto de “segunda linha”. Sugiro que não o faça, a coifa é um item muito barato, o qual, se falhar, leva à falha um item caro como a junta homocinética.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Estágio no Salão do Automóvel

A VW está oferecendo estágio para estudantes de várias áreas no Salão do Automóvel 2012. As inscrições vão até 27/4 no seguinte endereço:

www.vw.com.br/pt/institucional/RecursosHumanos/estagio_salao_do_automovel_2012.html

terça-feira, 24 de abril de 2012

Como funcionam os amortecedores eletronicamente controlados?


Antes de mais nada é importante ler o post de ontem, que explica o funcionamento dos amortecedores hidráulicos.

Feito isto podemos dizer que os amortecedores eletronicamente controlados são basicamente iguais àqueles, mas cotem um óleo com partículas metálicas magnetizáveis.

Uma bobina que envolve o amortecedor cria um campo magnético que controla a posição destas partículas, o que interfere na viscosidade do óleo, o que, consequentemente, interfere na capacidade de atenuação de movimento do amortecedor.

Dependendo do tipo de sistema, o campo magnético pode ser controlado pelo motorista, que escolhe a rigidez da suspensão que pretende usar em cada situação. Outros sistemas são chamados adaptaticos, eles “interpretam” o tipo de solo de cada situação e ajustam os amortecedores para o tipo de condução que o motorista está praticando.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Resolvido o estalo na embreagem do Celta.

A leitora Keila me informou que levou o Celta na concessionária Primarca e lá "remontaram a embreagem e lubrificaram". Segundo ela "o carro está ótimo".
Ela havia me consultado, conforme pode ser lido no post http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/04/estalo-na-embreagem-do-celta.html, quando ela identificou um estalo que parecia ser na embreagem.
Felizmente, desta vez, o atendimento de um concessionário atendeu às expectativas e necessidades da cliente.