Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


domingo, 21 de outubro de 2012

GNV prejudica o arrefecimento do motor?

O Vinícius me perguntou:

"...minhas duvidas são as seguintes: uso o carro todo dia para pequenos trajetos casa X trabalho e vice-e-versa, ligo o motor pela manha na gasolina para pulverizar os bicos e deixo uns 3 a 5 min na gasolina, após isso só uso GNV, todas partidas no carro ao liga-lo novamente durante o dia são na gasolina, quais riscos eu corro? O GNV prejudica na parte de refrigeração (ventilador, bomba d'água, radiador, água)? Estraga os as velas e cabos? A pergunta referente a refrigeração foi pq minha bomba d'água recentemente apresentou um vazamento e tenho q troca-la pois preciso colocar água todos os dias."

Respondo: Você está fazendo a coisa certa, ligar o carro na gasolina. Não há estudos sérios a respeito, mas este é um procedimento que, teoricamente, vai preservar os componentes do motor. 

Quanto à sua bomba de água, nada pode influenciar seu funcionamento pelo fato de você adotar o GNV. É fato que o cabeçote funcionará mais quente enquanto você estiver queimando GNV mas a durabilidade da bomba não será afetada por isto. Apenas a água passará por ela um pouco mais quente. 

A falha que você observou na sua bomba de água deveria ter acontecido mesmo sem a adoção do GNV.

Nenhum comentário: