Minha colega Patrícia me escreveu um longo e-mail, cheio de detalhes e vou tentar ajudá-la na escolha do próximo carro.
"Caro Ronaldo,
Trocaremos de carro nos proximos 2 meses e sempre acabamos nos confrontamos com varios tipos de dúvidas sobre a melhor opção.
Precisamos acomodar no carro eu, um marido grande, duas filhas (a de 1 ano necessita de cadeirinha, que aliás deveria se chamar cadeirão, rsrsrsrsr.) e ainda a babá.
O porta-malas não pode ser muito pequeno, e é preciso uma distancia razoável entre eixos.
Temos um Ford Focus e pensamos trocá-lo por um carro até R$ 65.000,00.
Peço que leve em consideração em sua ajuda os seguintes itens:
1) conforto e segurança;
2) confiabilidade;
3) robustez (sem necessidade de muita manutenção. O Focus só precisou das manutenções pelo desgaste natural.) e custo das manutenções.
4) Preço IPVA e seguro (tenho bonus máximo pela Sul America Seguros)
5) consumo de combustível pelo menos razoavel.
Cheguei a pesquisar a i30cw, mas achei estranho eles só terem disponível ano 2011/2012. Está saindo de linha?
Mas prefiro não ficar emitindo minha opinião para que vc tenha
liberdade em sua avaliação.
Não temos muita atração por carros sedan (o Honda Civic me agrada por ter as linhas mais fluidas). Nosso sonho de consumo seria uma SUV, mas o $$ não dá. Os carros hatch geralmente são apertados e volume pequeno de porta malas. Os SW estão sumindo do mercado.
Passo a você essa batata quente."
Patrícia, vocês partem de uma referência alta. O Focus é um ótimo carro, mas seus requisitos estão mais para minivan ou SUV do que sedãs.
Vamos analisar as opções até o limite de R$ 65 mil, o teto que vocês estabeleceram.
Perto deste limite, creio que a opção natural seria o Hyundai Tucson. Ele tem espaço, bom acabamento e ótimo porta-malas. Por outro lado não é lá muito econômico e já está fora de linha no exterior (foi substituído pelo modelo que aqui foi batizado iX35 e reposicionado em termos de preço). Deve ter vida curta no Brasil.
Outra opção é o novo Ecosport, que tem o mesmo motor dos Focus mais novos. Ele é menor que o Tucson, mas acabou de ser remodelado e deve fazer sucesso no mercado (como o modelo antigo fazia). A versão 2.0 automática é a mais interessante para o uso familiar.
Não deixem de analisar o Renault Duster. A versão 2.0 automática, fica dentro do orçamento de vocês. O Duster é o atual líder de vendas do segmento. Robusto e espaçoso, ele não é uma referência em economia, mas não chega a comprometer a atratividade do modelo.
Se vocês podem abrir mão do visual exterior, pensem nas alternativas do Nissan Gran Livina e do Chevrolet Spin. Ambos podem ser comprados abaixo de R$ 60 mil, com motor 1.8 e com câmbio automático (o que é um conforto adicional).
O Hyundai i30 SW é uma raridade encontrar, já que o modelo deixou de ser importado. O i30 mudou completamente nos mercados asiático e europeu, o que deve ter interrompido a fabricação e importação da versão SW para o Brasil.
Uma aposta mais arriscada (em termos de revenda futura) seria o JAC 6. O monovolume chinês tem acabamento razoável, motor forte e câmbio mecânico. Também pode ser comprado abaixo dos R$ 60 mil e tem garantia de 6 anos, mas ninguém sabe como o mercado o aceitará de volta na hora de trocar por um novo. Vocês podem ficar com um "mico" na mão.
Uma aposta mais ortodoxa em termos de mercado, mas heterodoxa em termos de estética é o FIAT Doblò. A sua versão Adventure, com câmbio automatizado, também pode ficar abaixo dos R$ 60 mil. Apesar de espaçoso, robusto e confiável, o visual é triste. A revenda será fácil.
Boa sorte na escolha e não deixe de perguntar caso tenha outras dúvidas. É um prazer responder.
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