Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Diferença entre câmbio automático e o sequencial.

O Ângelo me perguntou qual a diferença entre um câmbio automático e um sequencial.

Respondi para ele que as duas coisas não são comparáveis, na realidade um câmbio pode ser sequencial, sendo automático, manual ou automatizado.

O adjetivo sequencial é usado para os câmbios onde as trocas feitas pelo motorista se dão em sequência (parece óbvio), ou seja, a alavanca não tem a grade de posições comum na maioria dos carros.

Os cãmbios sequenciais se assemelham ao sistema usado nas motos, onde se pisa ou se eleva uma alavanca com o pé e ele sempre volta a uma posição neutra, para permitir a próxima troca.

O câmbio dos carros da Stockcar são sequenciais manuais. Já o câmbio da Ferrari Modena que dirigi (post neste BLOG) era um sequencial automático, com borboletas junto ao volante (a da direita para subir as marchas de primeira a sexta e a da direita para reduzirm de sexta a primeira). No caso da Ferrari Modena, a ré é engatada num botão situado no console central.

Nenhum comentário: