Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Carro 0 Km gastando até R$ 40 mil?

-->
O Paulo Gustavo me ligou ontem, ele quer comprar um carro 0 Km e pretende gastar uns R$ 40 mil (com limite alto de R$ 42 mil). Ele tem preferência pelo HB20, da Hyundai, mas também está olhando o Gol, Fox e o Polo, da VW, além do Punto e do Palio da Fiat.

Como critério de partida, o carro deve ter direção assistida, ar condicionado, ABS e air-bag. Boas escolhas.

Disse ao Paulo que aqui no Rio a espera mínima por um HB20 é de 90 dias e que no orçamento dele só cabe o modelo com motor 1.0. Para o Gol, com os pacotes que incluem ABS e air-bags, o preço também deve passar deste valor para as versões 1.6, mas caberiam no orçamento os 1.0.

Nesta faixa também é possível optar pelo Punto e o Palio, da Fiat, ambos com motores 1.4.

Faço, a seguir, meus comentários.

O HB20 para mim é uma incógnita, pois ainda não o dirigi, mas tenho ótima impressão dele. O motor 1.0 é compartilhado com a Kia e rende muito bem para um carro deste tamanho (já fiz um test-drive no Picanto e postei aqui no blog). Apesar da demora na entrega, o HB20 é uma aposta de longo prazo, pois o carro foi recém lançado em nível mundial. O pacote de acessórios, o ótimo desenho e o bom padrão de acabamento complementam o preço atraente e levam o HB20 para a primeira escolha de muitos que querem um carro nesta faixa.

Analisando Gol, Fox e o Polo, da VW, tenho restrições aos preços (altos para o que oferecem) e ao motor (a VW ainda não sabe resolver um problema no seu sistema de ignição/injeção que deixa o motor temporariamente sem força). A falha intermitente ocorre muito nos 1.0 e menos nos 1.6. No mais, os três são bem projetados e bem construídos. Numa comparação direta de benefícios x preços, costumam perder dos concorrentes nas análises dos itens tangíveis, mas acabam na preferência de muitos por conta do imaginário coletivo (é melhor por que é um VW).

Analisando os carros da Fiat, concluo que a fábrica está passando por uma crise de identidade. O Novo Palio parece um carro chinês e não emplacou boas vendas. Ele rivaliza em espaço interno com o Punto (que é o Palio europeu), mas perde em personalidade. O Punto, que a Fiat tentou posicionar como sendo de numa categoria acima do Palio, deixa a desejar em espaço interno e acabamento. Buscando as ofertas das concessionárias, na racional versão 1.4, ele pode ser uma alternativa atraente, mas sem qualquer certeza sobre a sua sobrevida. A vibrante versão 1.6 16v (que substituiu a patética 1.8 8v) deve passar do orçamento na vizinhança dos 40 mil.

Lembrei ao Paulo que a escolha de um carro é sempre muito pessoal, com valores diferenciados para cada característica do carro e sensibilidade da pessoa que a experimenta.

Outros itens relacionados a custos devem ser observados para quem está com o orçamento curto (seguro, prazo e cobertura da garantia, emplacamento, IPVA, preço e freqüência das revisões, etc).

Sugeri ao Paulo que analisasse a opção do Renault Sandero 1.6, como compra racional.

Comparando com os carros cogitados por ele, o Sandero ganha de todos em espaço interno, mas perde em acabamento (está melhor que nas versões anteriores, mas ainda é inferior aos dos carros nesta faixa de preço). Não tem muito charme, mas a garantia é de três anos e as revisões têm preço programado e são feitas a cada 10 mil quilômetros. O motor rende bem, é econômico e durável. Ele já mudou na Europa, onde recebeu um face-lift que o deixou bem mais bonito.

Nenhum comentário: