Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


domingo, 3 de junho de 2012

Downsizing de motores.

A chegada no Brasil do charmoso Citroën DS, com seu motor 1.6 turbo, marca por aqui a tendência irreversível do "downsizing" nos motores (a expressão em inglês, significa redução de tamanho). O tamanho é menor, mas a performance não. Por cerca de R$ 80 mil o DS promete ser um brinquedo divertido.

A ideia central é ter um motor menor e mais economico no uso normal e um motor "ampliado" pelo turbo na hora que se precisa de potência.

Com a eletrônica embarcada e os modernos turbos de geometria variável, é possível obter grandes faixas de utilização otimizada do motor, garantindo eficiência energética e performance, nos momentos em que cada um destes parâmetros são preponderantes.

Em tempo, ainda não andei no DS, mas sentei ao volante de um na semana passada. Gostei do que vi e senti. Comparei com o Mini One, com o qual já fiz um test drive, e achei ele mais interessante, mas a diferença deve crescer ao dirigir, quando o DS (menos de R$ 10 mil mais caro que a versão de entrada do One e bem mais barato que as versões mais apimentadas dos Minis) não deve decepcionar, como o Mini One me decepcionou.

Nenhum comentário: