Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mais sobre as trocas de marchas...


O assunto “troca de marchas” (http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/06/quando-trocar-as-marchas.html) causou polêmica. Vários leitores reclamaram que seus carros não tem conta-giros e outros que seus carros tem motores onde a rotação de torque máximo está na faixa de 4.000 rpm.


Respondo a cada grupo em separado:


  • Nos carros que não tem conta-giros e você não pretende fazer a conta da rotação de torque Maximo em cada marcha, use a sua sensibilidade e troque as marchas num ponto onde a marcha seguinte entre com o motor “cheio”, ou seja, sem apresentar aquela região “esponjosa”, onde ele parece que está estrangulado.

  • Já naqueles que tem conta-giros e a rotação de torque máximo é alta, claro que não devemos sempre “esticar as marchas” até acima de 5.000 rpm, pois acarretaria desgaste prematuro do motor, mas vale a recomendação acima, use a sensibilidade e ache o ponto onde a troca encontre o motor numa rotação que o permita “respirar”, o que refletirá em boa capacidade de aceleração.  

Nenhum comentário: