O assunto “troca de marchas” (http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/06/quando-trocar-as-marchas.html) causou polêmica. Vários leitores reclamaram que seus carros não tem conta-giros e outros que seus carros tem motores onde a rotação de torque máximo está na faixa de 4.000 rpm.
Respondo a cada grupo em separado:
- Nos carros que não tem conta-giros e você não
pretende fazer a conta da rotação de torque Maximo em cada marcha, use a sua
sensibilidade e troque as marchas num ponto onde a marcha seguinte entre com o
motor “cheio”, ou seja, sem apresentar aquela região “esponjosa”, onde ele
parece que está estrangulado.
- Já naqueles que tem conta-giros e a rotação de
torque máximo é alta, claro que não devemos sempre “esticar as marchas” até
acima de 5.000 rpm, pois acarretaria desgaste prematuro do motor, mas vale a recomendação
acima, use a sensibilidade e ache o ponto onde a troca encontre o motor numa rotação
que o permita “respirar”, o que refletirá em boa capacidade de aceleração.
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