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terça-feira, 16 de outubro de 2012

Camaro SS 2012, V8 6.2 litros, automático, 6 marchas


Km inicial do teste – cerca de 11.500 milhas
Km rodados – pouco mais de 1.300 km
Local do teste – Texas, Out./2012
Cenário de teste – ruas, vias expressas e estradas do Texas


Na direção – A direção (com assistência hidráulica) é leve para manobras e pesada na medida que a velocidade aumenta. É feita para a pilotagem, transmite literalmente todas as irregularidades do solo. A posição de dirigir é esportiva, com as pernas quase na horizontal. Pessoas com mais de 1,85 m vão encontrar dificuldade de entrar e sair, pois o carro é baixo. O rodar é áspero, se a estrada não for um “tapete” a coluna do motorista vai sentir cada junta do concreto. 

Por outro lado, o “bicho” é dócil se você não o instigá-lo. Dá para usar para ir todo dia de carro ao trabalho. Para acordar a tropa escondida sob o capô é só dar uma pisadinha um pouco mais funda. Eles pulam rapidamente à frente e puxam o carrão (ele é do comprimento de um Accord) de forma surpreendente (seria assustador se o controle de tração estivesse desligado). Não há influência de ventos laterais, mesmo ultrapassando enormes carretas que rodam a 130 km/h nas estradas.


Do motor e câmbio – O oito cilindros, de mais de seis litros, não tem ronco grave como eu esperava (lembra dos Ford Maverick V8?). É agudo para o tamanho do motor e faixa de rotação que opera (a vermelha começa aos 6000 rpm). O câmbio de seis marchas é automático e tem trocas manuais em borboletas instaladas atrás do volante. Beira a perfeição. Guardadas as diferenças pelo ano de fabricação, ele supera em operação ao câmbio da Ferrari Modena que fiz um test-drive e publiquei um post aqui neste BLOG. Depois de algum tempo descobri que em situações normais, no automático, o carro sai em segunda, tamanha é a força do motor isto é quase imperceptível.. Descobri com o uso manual, pois o câmbio retornava para a segunda ao parar. Confirmei ao usar o excepcional “sistema de controle de largada”. Com este botão apertado, o carro parte em primeira e amplia a situação de controle normal da tração, melhorando a capacidade de tracionar e levando o Camaro a acelerações indescritíveis e sob controle, com leves serpenteadas mesmo largando com o pé no fundo e em curva. 

A Car&Drive mediu 4.6 segundos para chegar às 60 milhas por hora (perto de 100 km/h). Com o controle de tração desligado é possível fritar os pneus mesmo sem pisar até o fim no acelerador. Adrenalina pura!

Detalhe das informações projetadas no pára-brisa.
Detalhe agora com outras informações expostas.

Da suspensão e do chassis – A suspensão é muito firme, desconfortável, mas nas curvas mostra a sua melhor qualidade, permitindo contornar curvas fechadas com desenvoltura incomum para um carro americano. As rodas de aro 20” complementam o conjunto (pneus Pirelli P0, 245.45 na frente e 275.40 na traseira)


Do acabamento e conforto – O acabamento é bom, sem luxos, mas com detalhes que fazem a diferença, como os quatro relógios do console central, ou a iluminação em back-light no arco do acabamento da porta. O teto forrado de preto e a pouca altura do carro aumentam a sensação de aperto da cabine. O perfil alto das janelas e do painel, deixam o motorista com visão bem limitada.  O Camaro foi feito para andar para frente e mais rápido que todo mundo... E para estacionar? Câmera e sensores de ré. Imprescindíveis. Os faróis de xenônio iluminam bem acima da média. Por conta do ãngulo de visão, é difícil ver o chão, mesmo para a frente, contornar curvas apertadas requer hábito, pois não há referências fáceis como noutros carros.
O farol de xenônio com "olho de gato".
                                        
O nível de ruído é baixo, fica no nível de um popular premium nacional, a vida a bordo é apertada mas muito agradável, mesmo em altas velocidades. É um carro para quem gosta de dirigir. O acabamento e o layout são harmônicos. O acesso é bem difícil. Para o banco de trás se requer certificado de contorcionista, mas lá cabem dois adultos não muito altos. Há muitas firulas eletrônicas, como computador de bordo, som de alta qualidade e projeção de informações principais no pára-brisa (três configurações possíveis). Nunca tinha usado um sistema destes e fiquei impressionado como é útil e como aumenta a segurança de dirigir, já que o motorista não desvia o olhar da estrada para ver velocidade e giro do motor (ou direção, ou a estação do rádio, ou uma série de informações que aparecem por alguns segundos a cada mudança feita pelo motorista). Não há controle digital do ar condicionado.

As versões 2013 (V6 e V8) estão um pouco mais caras e bem mais potentes, com desempenho ainda mais impressionante (confira os quatro modelos 2013 no site em inglês no endereço http://www.chevrolet.com/flash.html ). A potência do V8 pulou de 400 para 580 HP ! E lá os preços partem (V6) de pouco mais de US$ 23 mil !!!!

Pontos fortes – Desempenho furioso. Estabilidade em curvas. Coerência entre as linhas externa e internas, design moderno, mas fiel às origens do Camaro da década de 60. Câmbio preciso e eficiente. Motor brilhante. Controle de tração perfeito. Andando a mais de 160 km/h o Camaro encontra o seu habitat natural. Preço baixo (nos EUA)!

Pontos fracos – Não ser meu. Impossível passar desapercebido onde quer que você vá (pode ser um ponto positivo para alguns...). Preço elevado no Brasil, comparado ao que custa nos EUA (mesmo aplicando os impostos). 

O V8 de 6.2 litros...reze para não precisar de manutenção!

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