Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Câmbio automático dura mais que os câmbios automatizado e o manual?

Esta era a conversa no posto de gasolina perto da minha casa...os frentistas debatiam o tema:  câmbio automático dura mais que o automatizado?

Não me aguentei e opinei...

Os câmbios automáticos novos, são muito precisos e extremamente duráveis. Por conta de sua precisão, se devidamente usados (e devidamente mantidos) tendem a durar mais que um câmbio automatizado, que tem peças derivadas de câmbios mais simples (os manuais) cuja simplicidade de manutenção permite um critério de projeto que leve a um ciclo de vida mais curto.

Claro que se compararmos os dois ao câmbio manual, este tende a ser o menos durável, pois sofre mais os efeitos das imprecisões humanas, em cada "barbeiragem" do motorista.

Motoristas de Chevrolets Merivas automatizadas devem estar discordando do meu ponto de vista, pois o câmbio automatizado da GM falha muito. E eles tem razão. O sistema de automação usado pela GM nos seus primeiros cãmbios automatizados, não era nada confiável, falhava toda hora e levou a muitos taxistas aqui do Rio a retirarem o sistema de automação e instalarem o trambulador e a alavanca manuais.

Parece que o problema já foi resolvido nos atuais modelos da GM.

Nenhum comentário: