Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


sábado, 26 de janeiro de 2013

Gasolina Podium aumenta o consumo?

Alguns leitores tem comentado que, ao usar a gasolina Podium (da Petrobras) em seus carros flex, observam que o consumo aumenta e pedem para que eu comente.

Já observei o mesmo fenômeno em mais de um carro flex, mas não tenho certeza sobre o fato em si (se o consumo realmente aumenta) e as causa que levariam a isto.

Já publiquei (veja em http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/03/vale-pena-abastecer-com-gasolina-podium.html) neste blog comentários positivos sobre o uso da Podium (menor nível de emissões e melhor desempenho) mas as minhas (longas) referências eram com carros que queimavam exclusivamente gasolina e com sistemas de injeção modernos.

No caso dos carros flex, refletindo sobre o caso, desenvolvi uma teoria, mas não tive até agora condições técnicas de comprová-la. No meu entender, a gasolina Podium, que tem octanagem maior que a da gasolina comum, é reconhecida pelo sistema de injeção/ignição como sendo uma mistura mais rica em álcool (que puro também tem octanagem mais alta) e desta forma, o sistema altera a relação ar/combustível para as condições desta "mistura" fictícia, mais rica em álcool, aumentando o consumo.

O sistema poderia ser "enganado" pelas leituras do sensor de pré-detonação e pela sonda lâmbida. Vale lembrar que a gasolina Podium também contém etanol em sua composição, na mesma proporção das outras gasolinas brasileiras à venda (segundo norma do MME e da ANP).

Gostaria que o pessoal técnico da Petrobras comentasse o assunto.

Nenhum comentário: