Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


terça-feira, 19 de junho de 2012

Suzuki Grand Vitara ou SX4?


O Felipe me escreveu:

“Olá, gostei muito do seu blog.

Estou com uma dúvida em qual carro comprar no momento. Um Grand Vitara 4x2 ou o SX4. A sua reportagem sobre o Grand Vitara me ajudou a dar um rumo, mas eu gostaria de ver algo sobre o SX4 (impressões ao dirigir, etc).

O propósito dos carros são diferentes, eu sei. Mas a única coisa que me chama para o lado do SX4 é a questão do AWD dele, mas por causa da Segurança.”

Olá Felipe, bom saber que você está gostando do BLOG, ele é um projeto ainda em amadurecimento, mas que está crescendo “com saúde”!

Quanto aos dois Suzukis, ambos são ótimos carros. O Gran Vitara (GV) 4x2 e o SX4, como você mesmo identificou, têm naturezas diferentes.

O GV 4x2 alia qualidades como, conforto, espaço interno, porte de SUV e boa habilidade de ligar com os terrenos acidentados (como as ruas do Rio), por conta da robusta suspensão e da tração 4x4. Apesar do tamanho e peso, o motor 2.0 dá conta do recado (se não soubesse o tamanho dele apostaria num 2.4) e é muito econômico.

Já o SX4 tem uma proposta diferente, tem tração integral permanente, que aumenta a segurança nas tocadas mais rápidas e pisos pouco aderentes. Ele alia uma suspensão mais robusta que um carro de passeio, com um projeto de carroceria similar aos hatchs “altinhos” que inundaram os mercados (o VW Golf alemão, o nosso VW Fox, o Renault Sandero, Honda Fit, etc). Nos países onde neva, ele faz todo o sentido, pois a tração integral será aliada permanente no inverno.

Para escolher entre os dois, pese seu estilo de dirigir, sua necessidade de espaço, o tipo de estradas e ruas que são as mais comuns de você usar. Seja qual for a sua escolha, estarás levando um bom carro.

No meu caso, pesei pós e contras e escolhi o Gran Vitara 4x2.

Em tempo, ainda não dirigi um SX4 (Suzuki do Brasil, aguardo um convite de vocês...).

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado pelo retorno Ronaldo. Agora que eu vi que escrevi errado. É SX4 e não SW4... rsss.

Realmente o GV, mesmo sendo 4x2 tem me atraído mais pois é um carro bem alto, espaçoso por dentro e, apesar do tamanho, pelo que tenho lido, muito econômico.

Eu não usaria o 4x4 dele pois passo maior parte do meu tempo andando na cidade mesmo, com poucas viagens curtas ao longo do ano. Pegar estrada de terra para mim é muito raro.

Andei nos dois carros, o GV e o SX4. O SX4 é bem esperto e rápido nas retomadas. Talvez pelo peso e pela potência que é 5CV a mais do que o GV.

Estou mesmo inclinado ao GV 4x2 mesmo.

Mais uma vez obrigado pela sua explanação e ponto de vista. Ajudou bastante.

Ronaldo Martins disse...

Felipe, foi exatamente esta a análise que fiz quendo fui conhecer a "família" Suzuki. Dependendo dos percursos mais comuns para você e do tipo de condução que neles são possíveis, a versão do Gran Vitara 4x2 automático, também deveria estar no seu leque de opções. Tenho um amigo que tem um e o usa principalmente em trânsito muito pesado no Rio e eventualmente em estradas. Está adorando o carro. Não deixe de fazer um test-drive. Mais uma vez, boa sorte na escolha.