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domingo, 15 de julho de 2012

Como lavar e encerar o carro (programa de domingo sem praia).


Para lavar e encerar seu carro adequadamente, sem riscos para a pintura, organiza “a farra” da seguinte maneira:

Se possível, coloque seu carro à sombra e perto de uma mangueira de água limpa. Dá para lavar só com balde, é até ecologicamente mais correto, mas vamos focar na lavagem com uso de mangueira. Feche bem vidros, tampas e portas e molhe todo o carro, do teto para baixo, assim você economiza água e trabalho.

Tenha em mãos utensílios como: shampoo de boa qualidade para lavagem de carros, panos de algodão macio ou microfibra, toalha de algodão ou microfibra para secagem, uma cera de carnaúba não abrasiva de boa qualidade, caso você queira encerar a pintura depois de lavar o carro.

Misture o shampoo com água num balde, para aplicá-lo com mais segurança (observe a indicação do fabricante no rótulo). Os mais ortodoxos e cuidadosos usam dois baldes, um para a lataria e outro para as rodas, pneus e saias da carroceria. Isto evita que a sujeira destas partes baixas arranhe a pintura.

Se estiver usando apenas um balde, tome cuidado de lavar a carroceria de cima para baixo, evitando lavar partes menos sujas com o pano bem contaminado depois de lavar as partes baixas. Observe que todas as partes foram lavadas, sempre em movimentos circulares.

Sem deixar que a espuma seque, volte a usar a mangueira para retirar todo o excesso, enxaguando do teto para as rodas. Em seguida use o pano ou toalha de secagem, novamente de cima para baixo. Fique atento às reentrâncias, pois elas acumulam água e depois deixam marcas na pintura e vidros. A água pode também atrapalhar se você pretende encerar o carro.

Se você não vai encerar, trabalho terminado! Evite abrir os vidros, pois há água acumulada nos raspadores e canaletas das janelas.
Escolha outro pano seco e macio, sem coloração e aplique a cera conforme a indicação do fabricante. Sempre em movimentos circulares. Faça a aplicação em áreas pequenas. Evite as partes plásticas e de borracha, elas são atacadas quimicamente pela maioria das ceras e será difícil retirar estas marcas depois.

Não se esqueça de que é importante retirar os excessos antes que a cera espalhada seque. Esta retirada deve ser feita com um pano igual, macio, sem cor e seco. Vá repetindo este processo, por todas as partes pintadas do carro. Ao final, dê “uma geral” retirando as últimas marcas que pode ter ficado esquecidas.

Pronto, trabalho bem feito e terminado. Pintura protegida!

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