Em dia de corrida na Formula 1 é inevitável, muita gente se pergunta como funciona o KERS.
Alguns leitores perguntam como ele funciona. O KERS (sigla em inglês para abreviar Sistema de Recuperação de Energia Cinética – Kinetic Energy Recovery System), como o nome diz, é um dispositivo feito para recuperar a energia “perdida” nas frenagens e usá-la como reserva de potência naqueles momentos do circuito onde o motor funciona em potência máxima e com o KERS poder contar com uma “forcinha adicional”.
Os carros de F1 hoje tem motores de cerca de 800 HP. O KERS pode oferecer mais 80 a 130 HP, dependendo do sistema. O sistema “acumula” energia das frenagens, quando um gerador transforma energia cinética do movimento em energia elétrica. A energia é acumulada numa bateria e quando a potência adicional é necessária o gerador é convertido em motor elétrico, consome a energia acumulada na bateria e “ajuda” o motor a gasolina a acelerar o carro.
O sistema tem conceito parecido com os usados nos modernos carros híbridos, como o Toyota Prius e o Honda Insight. Os diagrams mostram como o gerador/motor pode ser acoplado no sistema motor/transmissão. O eixo principal é o que leva o movimento para o diferencial.
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