Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


domingo, 29 de julho de 2012

O que é o KERS usado na Formula1?

Em dia de corrida na Formula 1 é inevitável, muita gente se pergunta como funciona o KERS.

Alguns leitores perguntam como ele funciona. O KERS (sigla em inglês para abreviar Sistema de Recuperação de Energia Cinética – Kinetic Energy Recovery System), como o nome diz, é um dispositivo feito para recuperar a energia “perdida” nas frenagens e usá-la como reserva de potência naqueles momentos do circuito onde o motor funciona em potência máxima e com o KERS poder contar com uma “forcinha adicional”.

Os carros de F1 hoje tem motores de cerca de 800 HP. O KERS pode oferecer mais 80 a 130 HP, dependendo do sistema. O sistema “acumula” energia das frenagens, quando um gerador transforma energia cinética do movimento em energia elétrica. A energia é acumulada numa bateria e quando a potência adicional é necessária o gerador é convertido em motor elétrico, consome a energia acumulada na bateria e “ajuda” o motor a gasolina a acelerar o carro.

O sistema tem conceito parecido com os usados nos modernos carros híbridos, como o Toyota Prius e o Honda Insight. Os diagrams mostram como o gerador/motor pode ser acoplado no sistema motor/transmissão. O eixo principal é o que leva o movimento para o diferencial.



Nenhum comentário: