Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


terça-feira, 4 de setembro de 2012

A Internet e mais uma de suas besteiras....

Um amigo me encaminhou um e-mail que transcrevo ao final deste post. Em resumo ele dita regras para ligar o ar condicionado do carro e recomenda que o motorista só faça com o carro em marcha-lenta.

Besteira pura!

Quem tiver a paciência de ler o texto imbecíl, vai ver que o autor tenta dar credibilidade, fazendo citações de fabricantes e concessionários, tudo balela.

Os compressores de ar condicionado dos automóveis são dotados de
embreagem eletro-magnética na polia acionadora, capaz de sincronizar o acionador do compressor com qualquer velocidade da polia. 

O idiota que escreveu o texto ignora o fato de que o compressor, no seu funcionamento normal, é ligado e desligado várias vezes, para manter a temperatura de acordo com a escolha do motorista. Na teoria que ele desenvolveu, a cada vez que o compressor fosse religado, o motor deveria estar em mrcha-lenta...impensável!

Para fechar questão afirmo: ligue o ar condicionado de seu carro em qualquer situação, nenhum dano vai ser causado ao motor ou ao compressor, nem no curto, nem longo prazo. 

Para quem não recebeu a "pérola" segue o texto, de autor desconhecido.

"Estive em uma empresa especialista em arrefecimento (sistema de refrigeração do motor do carro) e ar condicionado.
Conversa vai, conversa vem, o gerente da empresa me pergunta:
- Você  sabe que nãoo pode ligar o ar condicionado do seu carro em alta velocidade?
 
Respondi:
- Nãoo, nãoo sei nada sobre isso...

Ele ainda complementa:
- Você não encontra essa recomendação no manual do veículo e nenhum vendedor de automóvel lhe orienta sobre isso.

Eu, surpreso, o interrogo.
- Mas porque?

Responde ele:
- Veja bem, o compressor possui um recurso de acionamento muito similar a uma embreagem de um carro. Quando você aperta o botão do ar condicionado, essa "embreagem" aciona o compressor instantaneamente. Se você estiver com o seu carro em 3.000 ou 4.000 rpm, você irá dar um "tranco" violento no sistema todo e irá danificando o compressor.

Percebendo minha surpresa com a informação e também minha curiosidade, ele foi ao estoque da empresa e pegou um compressor de ar exatamente o compressor de ar que que é usado  no meu carro e me mostrou com precisão o que ocorre quando você aciona o ar condicionado.

Fiquei impressionado ao ver o sistema do compressor, como ele funciona e como é o acionamento.
Imagine o compressor parado, o motor funcionando a 3.000 rpm e você inicia o ar. Ele é tirado do estado estacionário em um instante e passa a funcionar na velocidade do giro do motor!!! É aí que está o grande problema.

Questionei então, o que devo fazer para ligar o ar condicionado se eu estiver em uma estrada?

Ele recomendou que se estiver em uma estrada ou em qualquer condição onde o motor estiver em alto giro, antes de iniciar o ar condicionado deve-se colocar o pé na embreagem, ou deixar o carro em "ponto morto" para o giro cair.

Dessa maneira você consegue preservar o equipamento e melhorar sua longevidade.


Interessante não?
Vivendo e aprendendo..."

Nenhum comentário: