Um amigo me encaminhou um e-mail que transcrevo ao final deste post. Em resumo ele dita regras para ligar o ar condicionado do carro e recomenda que o motorista só faça com o carro em marcha-lenta.
Besteira pura!
Quem tiver a paciência de ler o texto imbecíl, vai ver que o autor tenta dar credibilidade, fazendo citações de fabricantes e concessionários, tudo balela.
Os compressores de ar condicionado dos automóveis são dotados de
embreagem eletro-magnética na polia acionadora, capaz de sincronizar o acionador do compressor com qualquer velocidade da polia.
O idiota que escreveu o texto ignora o fato de que o compressor, no seu funcionamento normal, é ligado e desligado várias vezes, para manter a temperatura de acordo com a escolha do motorista. Na teoria que ele desenvolveu, a cada vez que o compressor fosse religado, o motor deveria estar em mrcha-lenta...impensável!
Para fechar questão afirmo: ligue o ar condicionado de seu carro em qualquer situação, nenhum dano vai ser causado ao motor ou ao compressor, nem no curto, nem longo prazo.
Para quem não recebeu a "pérola" segue o texto, de autor desconhecido.
"Estive em uma empresa especialista em arrefecimento (sistema de refrigeração do motor do carro) e ar condicionado.
Conversa vai, conversa vem, o gerente da empresa me pergunta:
- Você sabe que nãoo pode ligar o ar condicionado do seu carro em alta velocidade?
Respondi:
- Nãoo, nãoo sei nada sobre isso...
Ele ainda complementa:
- Você não encontra essa recomendação no manual do veículo e nenhum vendedor de automóvel lhe orienta sobre isso.
Eu, surpreso, o interrogo.
- Mas porque?
Responde ele:
- Veja bem, o compressor possui um recurso de acionamento muito similar a uma embreagem de um carro. Quando você aperta o botão do ar condicionado, essa "embreagem" aciona o compressor instantaneamente. Se você estiver com o seu carro em 3.000 ou 4.000 rpm, você irá dar um "tranco" violento no sistema todo e irá danificando o compressor.
Percebendo minha surpresa com a informação e também minha curiosidade, ele foi ao estoque da empresa e pegou um compressor de ar exatamente o compressor de ar que que é usado no meu carro e me mostrou com precisão o que ocorre quando você aciona o ar condicionado.
Fiquei impressionado ao ver o sistema do compressor, como ele funciona e como é o acionamento.
Imagine o compressor parado, o motor funcionando a 3.000 rpm e você inicia o ar. Ele é tirado do estado estacionário em um instante e passa a funcionar na velocidade do giro do motor!!! É aí que está o grande problema.
Questionei então, o que devo fazer para ligar o ar condicionado se eu estiver em uma estrada?
Ele recomendou que se estiver em uma estrada ou em qualquer condição onde o motor estiver em alto giro, antes de iniciar o ar condicionado deve-se colocar o pé na embreagem, ou deixar o carro em "ponto morto" para o giro cair.
Dessa maneira você consegue preservar o equipamento e melhorar sua longevidade.
Interessante não?
Vivendo e aprendendo..."
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