Minha amiga Gabriela, que é engenheira, foi questionada sobre o assunto CARRO MOVIDO A AR, que já ganhou respeitáveis reportagens nos meios de comunicação.
Ele me perguntou: "pode um carro ser movido à compressor de ar, ao inves de motor à
combustão?" e ela mesmo comentou: "...imagino que a grande dificuldade seja como gerar energia para
o compressor, sem falar do tamanho que seria considerado para um bichinho
desse gerar a mesma energia de um motor a combustão."
Gabriela, o assunto já foi tema de alguns posts aqui neste BLOG, o mais completo no link a seguir ( http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/04/carro-ar.html). Vale a pena uma lida neste e uma busca pelos demais, se preferir saber um pouco mais o que andam dizendo por aí (incluindo uma reportagem da REDE GLOBO)
do carro franco-indiano que está sendo preparado para o mercado é bem pequeno, menor até do que seria um motor de combustão interna com o mesmo rendimento, mas a questão é realmente o balanço energético, como você identificou e eu comentei no post acima citado.
Numa necessidade de substituir um carro com MCI por aoutra alternativa poderíamos pensar em duas opções: o carro movido a ar e o carro movido a eletricidade.
No primeiro precisamos de ar comprimido, então precisamos gerar energia elétrica, para mover o compressor, que alimentará os vasos de pressão, os quais suprirão de ar o "motor a ar".
No segundo precisamos de energia elétrica, então precisamos gerar energia elétrica,
carregar bateriais que alimentarão o motor elétrico, num ciclo mais curto e mais eficiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário