Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


sábado, 26 de maio de 2012

Caixa automática de 4 marchas?


Ontem no almoço surgiu um assunto ligado ao número de marchas das caixas automáticas.

A história começou quando disse que em 2009 tinha comprado um Nissan Tiida manual (de seis marchas) por não ter gostado do automático que tem só 4 marchas.

Um dos colegas não entendeu minha escolha e, para simplificar o assunto, lembrei a ele que os saudosos Opalas, no início, tinham caixas manuais de 3 marchas, logo depois ganharam a alternativa de 4 marchas e, bem depois as de 5 marchas. 

Nada como a experiência vivenciada, ele logo lembrou como eram melhores de dirigir os de 5 que os de 4 ou 3 marchas. Meu colega lembrou: a grade de 5 marchas permitia um melhor aproveitamento do motor, sendo possível em um maior número de situações acertar a marcha certa para a demanda de carga e velocidade daquele momento. Exato!

Ele concluiu: “se eu não compraria hoje um carro novo com caixa manual de 4 marchas, também não faz sentido comprar um automático”.

Acho que a conclusão é correta, mas não é absoluta. Os câmbios automáticos de 4 marchas ainda permitem uma condução adequada, mas poderíamos dizer que ao escolhe-los estaremos abrindo mão de um conjunto mais moderno e otimizado.

Como sempre, na hora de decidir, este deve ser mais um fator a ser considerado, mas eu não o colocaria em primeiro lugar.

Nenhum comentário: