Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


terça-feira, 1 de maio de 2012

Qual foi o primeiro carro produzido?


Para o Dia do Trabalho guardei a resposta à uma pergunta feita por um leitor há algumas semanas. Ele queria saber qual o primeiro carro produzido no mundo. Como o carro é o sonho de muitos trabalhadores brasileiros e o símbolo de realização de muitos outros, resolvi responder hoje, como homenagem a nós todos, trabalhadores.

A resposta depende do critério do que se considera carro. Para o meu entendimento, o critério deve estar baseado na capacidade de transportar pessoas, de forma auto-propelida (se mover sem ajuda externa). Neste meu critério, o primeiro carro, ou o melhor seria dizer veículo ou automóvel, foi o construído em 1769 pelo francês Nicolas-Joseph Cugnot, chamado por ele de "machine à feu pour le transport de wagons et surtout de l'artillerie", que numa tradução livre seria “máquina a fogo para transporte de cargas de artilharia”.


Como mostra a foto (do "modelo" 1771), o automóvel de Cugnot era um triciclo, movimentado por uma máquina a vapor (veja a caldeira na parte dianteira). Ele era capaz de transportar quase 4 toneladas a uma velocidade de 2,5 km/h. Uma façanha para os tempos das carroças puxadas a cavalos ou mulas.

Para quem puder e tiver a curiosidade de conhecer a máquina, na sua versão de 1771, ela está preservada e em exposição em Paris, no Musée des Arts et Métiers. Tenho uma miniatura em escala (1:43) perfeita deste veículo, ela está em cima da minha mesa de trabalho e foi presente do meu amigo Furini.

Nenhum comentário: